Empreendedor fatura R$14,4 milhões com comida que lembra sua infância

Caipira in Box aposta na diversidade do sabor do interior com mix de ingredientes selecionados e temperos frescos

Quantas vezes, ao sentirmos um determinado aroma, não somos remetidos a tempos remotos das nossas vidas? Cheiros como o de terra molhada, café sendo passado e do perfume de uma pessoa querida fazem parte da nossa memória olfativa – memórias emocionais que são intensas e nos fazem reviver momentos que nos foram marcantes.

Baseado neste conceito, buscando resgatar memórias de sua infância e dos momentos que passou nas fazendas dos avós em Goiás e Mato Grosso, Jhonathan Ferreira, CEO da Infinite Franchising, fundou, em 2020, o Caipira in Box – rede de franquias que surgiu com o propósito de representar a cultura caipira brasileira através da culinária.

A marca aposta nas lembranças e sabores que os pratos caipiras trazem, remetendo a momentos em família e boas lembranças. Com seu mix de ingredientes e temperos, sempre frescos e selecionados, o Caipira in Box oferece aos clientes a experiência de uma autêntica comida típica, com pratos difíceis de serem encontrados – moela, dobradinha, paella caipira, arroz Maria Isabel, por exemplo – de forma rápida e prática.

Com 930 pedidos diários – 90% deles feitos através do delivery, via redes sociais, sites e aplicativos – a marca dispõe de 18 diferentes pratos no cardápio, incluindo opções sem carne, disponíveis em boxes de 400 e 700 gramas, pensados e avaliados pelo departamento de nutrição próprio.

Com modelo de negócio enxuto, escalável e rentável, a marca iniciou no franchising um ano após a sua criação, contando, atualmente, com 15 unidades franqueadas no Brasil, todas sob o modelo dark kitchen. O faturamento anual de R$14,4 milhões fez com que fosse projetada para 2023 a abertura de 25 novas unidades. Para tanto, a empresa está investindo nas vendas de produtos e na expansão para novos franqueados, que podem optar por lojas de rua ou dark kitchens.

Empreendedores com vivência em gastronomia, conhecimento do mercado, habilidades com vendas, que saibam gerenciar e lidar com indicadores de desempenho e que tenham o capital para o investimento, são as características do perfil buscado para novos franqueados. Além disso, é importante que estejam em cidades com consumidores habituados em fazer as refeições fora de casa e que usem aplicativos com frequência. Os franqueados devem ter disponibilidade para acompanhar de perto a rotina da unidade e disciplina para seguir as estratégias e padrões da marca.

A rede dá todo apoio e suporte ao franqueado, desde o projeto arquitetônico e a abertura de CNPJ até treinamentos (operacional, financeiro, gestão de pessoas, confecção dos produtos), estruturação de ações comerciais e campanhas de marketing. Conta, inclusive, com um departamento de marketing interno, que atende às demandas de toda a rede, sendo uma das poucas redes de franquias de alimentação que presta esse suporte.