No final de abril, como já é de costume, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) anunciou as redes de franquias chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising 2018 (SEF), que funciona como um “termômetro” da gestão destas marcas. Em sua 28ª edição, o reconhecimento bateu o recorde de inscrições e marcas chanceladas: 251 redes se inscreveram, 248 concorreram ao selo – já que três delas participaram apenas da pesquisa – e 218 o conquistaram. Dentre elas, está a rede de estética Emagrecentro.
Reconhecida com o selo mais uma vez, a rede enxerga sua presença na lista como uma oportunidade de avaliar também a satisfação de seus franqueados. “Consideramos que manter os nossos parceiros satisfeitos e motivados é fundamental para que nossa marca mantenha o seu bom desempenho“, afirma o fundador e CEO da marca, Edson Ramuth. A pesquisa do SEF leva em consideração aspectos como expectativas e efetivação do plano de negócios estabelecido, além da predisposição dos franqueados em abrir outras unidades da rede e recomendá-la para outras pessoas.
De acordo com a ABF, a análise da pesquisa mostrou também que a satisfação geral dos franqueados neste último ano está relacionada a diferentes fatores. Dentre eles, está a busca, por parte da franqueadora, por novas alternativas e soluções para os clientes, com o objetivo de aumentar a rentabilidade e a participação de sua franquia no mercado. Além disso, o suporte, os canais de relacionamento e a abertura para que o franqueado opine sobre o andamento da marca ou faça demandas também foram considerados diferenciais.
“Estamos muito gratos com essa nova chancela que nos foi dada pela ABF e, diante disso, pretendemos manter o nosso bom relacionamento com os franqueados e continuar em busca de novas formas para mantê-los satisfeitos”, finaliza Ramuth.