A paixão do brasileiro pelo café é apenas um dos aspectos que torna a franquia Amiste Café uma opção interessante para quem busca um negócio rentável e com boas perspectivas de mercado e baixa concorrência. A rede, que nasceu na cidade paranaense de Londrina, em 2012, é especialista na locação de máquinas automáticas de café e bebidas quentes – chamadas vending machines – para o mercado corporativo. Atualmente, conta com quatro unidades próprias – em Londrina (PR), Campo Grande (MS), Maringá (PR) e Belo Horizonte (MG), que está em fase de implantação, e uma franquia em Curitiba (PR).
“Os Estados Unidos e o Japão são os maiores mercados de vending machines do mundo. No primeiro país, há uma máquina para cada 90 habitantes. No segundo, uma máquina para cada 48 pessoas. No Brasil, há uma máquina para cada 4.000 habitantes. Mais de 60% das vending machines são do segmento em que atuamos, o Office Coffee Services. Elas movimentaram R$ 1 bilhão no ano passado, e a perspectiva para 2015 é que este faturamento seja 12% maior”, contextualiza o franqueador da Amiste Café, Eduardo Vicente, utilizando-se de dados da ABVA.
O franqueado da Amiste Café loca tanto máquinas que oferecem um tipo de café como outras que disponibilizam 12 variedades de bebidas quentes. Pode prospectar clientes em todos os tipos de negócios – empresas de variados portes e segmentos, postos de gasolina, salões de cabeleireiros, concessionárias, etc. “Há um universo enorme de potenciais clientes, afinal, quem é que não gosta de oferecer um café aos seus colaboradores ou clientes?, indaga Vicente. Além do valor da locação, o franqueado também ganha com a venda de insumos – café, chocolate e outras bebidas – todos de marca própria. E precisa prestar suporte técnico caso surja algum problema com as máquinas locadas ou mesmo se surgir a necessidade de regulagem. “A franqueadora treina o franqueado nesta parte técnica e oferece um suporte constante”, completa o franqueador.
Para iniciar as atividades, o franqueado da Amiste Café precisa ter um ponto comercial que o permita montar o escritório, a oficina e um show room, para receber os clientes que querem ver as máquinas de perto. O investimento inicial é de R$ 120 mil, valor composto por taxa de franquia, capital de giro, adequação do ponto comercial e 15 máquinas para locação. A lucratividade é interessante, chega a 25%. “No entanto, à medida que aumenta o número de clientes, é necessário investir na compra de novas máquinas. É por isto que chamamos o investimento de modular, ou seja, a partir do investimento inicial, é preciso ter um montante disponível para ampliar o negócio por meio da aquisição de mais equipamentos e contratação de funcionários”, adianta Vicente.
No ano passado, a rede atingiu um faturamento de R$ 3,4 milhões e a ideia é crescer 30% em 2015. “A expectativa da franqueadora é abrir, até o final do ano, três novas franquias. O foco da expansão está no Paraná, norte de Santa Catarina e as regiões Sudeste e Centro Oeste”, diz o franqueador, que espera, em cinco anos, ter uma rede com 50 unidades.
Três unidades próprias da Amiste Café estão à disposição de investidores interessados em se tornar franqueados da marca: Campo Grande (MS), Maringá (PR) e Belo Horizonte (MG), que será inaugurada em breve. “Também temos interesse em conversão: há pessoas que trabalham no mercado de forma independente. Caso entrem na rede, se tornarão mais fortes porque, além da qualidade das bebidas oferecidas, todas de marca própria, contarão com negociações especiais com fornecedores”, destaca Eduardo Vicente.
Para os interessados na franquia, Vicente, detalha não só aspectos relacionados ao negócio, mas também a origem do nome Amiste: segundo ele, Amiste vem de ‘Ammist’, palavra da língua oficial da Etiópia, o amárico. Foi neste país que se originou o café. “O significado da palavra é “cinco” e a escolhemos porque usamos os cinco sentidos na apreciação do café: olfato, tato, paladar, visão e audição.”
Em Pauta
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