Acompanhando o crescimento do franchising no Brasil [o setor cresceu 5,1% no faturamento do 2º trimestre de 2018 e fechou o ano com 153.704 unidades (contra 146.134 em 2017), segundo a ABF] a marca de cosméticos capilares Amávia segue em expansão atingindo 18 números de novas unidades nos últimos seis meses, 09 delas inauguradas no primeiro trimestre desse ano. Com grande expressão no Nordeste brasileiro, a marca baiana planeja quatro unidades a mais na região até o final do ano e trabalha ativamente para conquistar franqueados no sudeste do país.
A fórmula baiana para conquistar franqueados
Atuar em um mercado altamente competitivo em segmentos como beleza e cuidados pessoais é realmente desafiador. O destaque conquistado por algumas empresas, via de regra, vem e valores bem estabelecidos, criar relacionamento os clientes e fornecedores e, claro, eleger grupos de regras e cumpri-las com maestria.
A Amávia se destacou levando como premissa a denominação de seu nome: a unificação das palavras amável e viável. Desde a sua fundação, em 2011, a empresa é comprometida em oferecer produtos de alta qualidade destinados aos mais variados tipos de cabelo, lançando linhas diversas, contando com ativos premium em suas fórmulas e distribuindo nacionalmente seus produtos por meio de representantes espalhados pelas principais regiões do país.
O foco no atendimento personalizado, oferecendo para o consumidor combinações de produtos para um cronograma capilar eficaz, ali mesmo na unidade de venda, é assegurado pelo investimento em pesquisas e desenvolvimento de produtos, sejam para transformação dos fios com os alisantes, colorações, manutenção da cor, recuperação ou day care para cabelos naturais. Esses são diferenciais que encantam os clientes e, certamente, os franqueados. “A marca é envolvente e tem uma missão nobre, além da qualidade acima da expectativa, o que faz com que o franqueado se sinta satisfeito e o consumidor com sensação de bem-estar. É algo que facilita a expansão, viabilizando assim o sucesso dos parceiros franqueados”, diz Amália Sales proprietária de nove unidades franqueadas no Ceará e que conheceu a empresa em uma edição da Beauty Fair, feira da beleza que acontece na capital paulista.
As linhas de produtos “conversam” entre si e ao mesmo tempo atendem necessidades distintas dos clientes sem esquecer o público masculino e infantil, que têm linhas específicas. Sediada em Lauro de Freitas (BA), a Amávia valoriza os cuidados com os cabelos crespos e naturais nos detalhes. Desenvolveu e aprimorou a Linha Make Curl que conta com três variações de combos para cachos tipos 2, 3 e 4, além do combo Cronograma para cachos extremamente ressecados. Para as crianças, a Linha Make Kids é dedicada a facilitar o desembarace e a manutenção dos cachos dos pequenos.
Franqueados fidelizados e fãs da marca e a expansão no nordeste brasileiro
Sobre o que representa a empresa para seus negócios, Amália descreve: “Realização nos define, simbiose define nossa relação. Gratidão a essa empresa que vem fazendo a diferença no mercado brasileiro, apesar do momento ser de “crise””.
Empreender é um viés de decisão no franchising. Cases como o de Cleber Barbosa, que ao conhecer uma franquia no Ceará decidiu investir em uma unidade em sua região, Imperatriz do Maranhão (MA), em um movimento de transição de carreira – no caso dele 16 anos em gestão de pessoas –, são comuns na área e uma fatia valorizada pela empresa.
“Para ser uma franquia de sucesso, o comprometimento do franqueado é indispensável. A participação do franqueado no dia a dia da unidade é fundamental para ela se torne um negócio lucrativo. O empreendedor deve estar sempre presente na loja, motivando as pessoas e dando apoio aos colaboradores, isso é indispensável para a manutenção do padrão de qualidade da marca. ”
O número de 17 franquias abertas nos últimos seis meses é animador não somente para a Amávia. De março até abril estão previstas quatro novas unidades, uma delas em Belo Horizonte e outra em Petrolina. A partir de julho serão entregues mais quatro unidades ao público, com endereços ainda a definir.
De olho no sudeste do Brasil
Expoente no nordeste brasileiro, com o privilegiado número de 33 pontos de vendas em seu estado, a lauro-freitense Amávia conta atualmente com 55 lojas (46 delas são franquias) em 8 estados brasileiros e tem como foco de expansão a região Sudeste. “Nosso objetivo é ser a maior e melhor franquia de cosméticos especializada do Brasil e alcançar a marca de 250 unidades até o final de 2020”.
Para se tornar um franqueado da rede, é preciso um investimento inicial a partir de R$98 mil e o investidor pode optar pelo modelo quiosque ou loja conceito. A rede conta com cerca de 120 produtos para o tratamento dos fios e cuidados com a beleza, todos de alta qualidade que pode ser atestada desde a primeira aplicação.