Algumas expressões populares utilizadas para identificar, há alguns anos, as pessoas que tinham por premissa economizar, como “unha de fome” ou “mão de vaca”, estão finalmente mudando. Hoje o verbo “poupar” é sinônimo de disciplina focada em objetivos e autossuficiência, em relação ao nosso próprio futuro e do meio que estamos inseridos.
Em suma, o consumo consciente nunca esteve tão em alta. Mas, infelizmente, nem tudo são flores neste cenário e, em meio à maior crise hídrica da história do Brasil, nos deparamos com a notícia que quase metade do total de municípios, com rede de distribuição, sofre com a falta de água e o consumo está 30 litros acima da média mundial recomendada. Os dados são da pesquisa Nacional de Saneamento, de 2020.
Neste cenário, ganham destaque serviços sustentáveis que têm como matéria-prima a água, mas que encontraram maneiras inteligentes de utilizar este bem tão precioso. Como a WOW Carro brilhando em 3 minutos, uma franqueadora de carwash com tecnologia italiana que está transformando a forma de lavar veículos de modo rápido no Brasil.
E a ideia de economizar tempo, dinheiro e água tem dado tão certo, que a empresa – que atende em quatro unidades no Paraná – está vendo a procura pelo serviço crescer muito nos últimos meses, registrando a marca, neste mês, de 200 mil lavagens de veículos desde o início da operação, há cerca de três anos – ampliando seu faturamento em 400%.
Na prática, a empresa promove a “lavagem ecológica”, proporcionando uma economia de mais de 250 litros de água por lavagem. É importante destacar que uma lavagem de automóvel convencional utiliza mais de 300 litros de água, como aponta a World Wide Fund for Nature, organização internacional que atua nas áreas de conservação, investigação e recuperação ambiental. A quantidade ultrapassa o consumo diário de uma pessoa (aproximadamente, 110 litros de água para atender às necessidades de consumo e higiene, de acordo com a Organização das Nações Unidas).
Felipe Boell, CEO da franqueadora de carwash, garante que o sucesso da busca pelo serviço de lavagem em poucos minutos se dá por causa da economia em três vertentes: da água, dinheiro e tempo. “Consumir com consciência expressa sabedoria. Afinal, trata-se de uma decisão tomada, com atenção e zelo, daquilo que compramos e usamos no nosso cotidiano. Sem dúvida, a pessoa que adota essa prática tende a ser mais racional, afinal, são atitudes conscientes que evitam o desperdício.”
Com um método de lavagem e limpeza de veículos bem eficiente, e feita de forma automática, a premissa da WOW é manter o automóvel sempre limpo, higienizado e bem conservado. “Utilizamos tecnologias de primeiro mundo, sendo que o cliente nem precisa sair do carro. Seguimos o que intitulamos de lavagem 4.0, com quatro conceitos primordiais: sem deixar a chave, sem perder tempo, sem contato humano e sem sair do carro, ou seja, oferecemos a segurança, a economia e a agilidade que todos precisam numa época em que o tempo e a saúde são primordiais em nossas vidas”, afirma Boell.
Comparação
Tecnologia WOW permite economizar água a cada lavagem.
A WOW atingiu, neste mês, a marca de 200 mil lavagens de carros. Em um lavacar convencional, esse número levaria no mínimo 20 anos para ser atingido. Com mais pessoas conscientes da importância de se economizar água, a expectativa é que os números cresçam rapidamente.
Atualmente, a empresa está aberta a novos franqueados e oferece desde o maquinário e implementação do projeto até a consultoria financeira, de mercado, de marketing e gestão de pessoas.
“Damos uma consultoria vitalícia que pode transformar qualquer pessoa com força de vontade em um verdadeiro empresário”, diz Felipe Boell, que também é administrador do Grupo Petrosol, que possui 35 anos de mercado e que faturou mais de R$ 1 bilhão nos últimos seis anos.
Para os novos clientes, a WOW tem um clube que dá acesso a vantagens, entre elas, a primeira lavagem gratuita.