Em maio, a Mercadão dos Óculos, rede de ótica que mais cresce no Brasil, inaugurou três novas unidades. As lojas estão localizadas em Anápolis (GO), União da Vitória (PR) e Santa Cruz do Sul (RS). Com a expansão, a marca já atinge mais de 190 pontos em todo Brasil.
“Temos a meta de abrir 70 lojas neste ano e, até 2020, chegar a 600 lojas”, informa Gustavo de Freitas, diretor-executivo da Mercadão dos Óculos. Em 2018, a marca também já inaugurou pontos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Para junho, de acordo com Freitas, a previsão é de outras quatro inaugurações. “Vamos abrir lojas em Novo Hamburgo (RS), Visconde do Rio Branco (MG), Sumaré (SP) e Bauru (SP)”, comenta.
Criada em São José do Rio Preto (SP) para atender as classes C e D, a rede oferece produtos com preços entre R$ 19,90 e R$ 239,90, seguindo as tendências nacionais e internacionais de moda, como produtos clip-on, óculos solares espelhados e coloridos, aros finos, dentre outras opções.
Além disso, a Mercadão dos Óculos se destaca por oferecer um modelo de negócio rentável. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a marca é o melhor investimento até R$ 200 mil, com um dos menores prazos de retorno de capital. Mais: por dois anos consecutivos, a marca recebeu o prêmio de Excelência em Franchising pela ABF.
“Isso impulsiona vários franqueados a montar sua segunda, terceira e até quarta franquia da rede”, completa o diretor executivo da Mercadão dos Óculos. Como é o caso do franqueado de Florianópolis (SC), que está partindo para a terceira unidade, e do investidor de Bebedouro (SP), já com duas lojas.
Em 2018, a projeção para o setor de franquias é positiva, de acordo com a ABF, que estima um crescimento de 9% a 10% de faturamento, 3% em número de unidades, e outros 3% em geração de empregos.
Para ser proprietário de uma franquia da marca, o investimento inicial varia entre R$ 95 mil e R$ 115 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.