Em cinco anos, marca de fitness e praia do Grupo HOPE deve alcançar faturamento de lingeries

A busca crescente por vida saudável tem feito com que mais e mais pessoas pratiquem atividades físicas regularmente. No Brasil, conforme levantamento realizado em 2018 pela IHRSA, associação internacional de fomento ao universo de saúde e exercícios, há mais de 34,5 mil academias. Como resultado, a venda de roupas, alimentos e outros produtos ligados ao setor fitness vem crescendo.  

Os efeitos deste movimento, porém, não são perceptíveis apenas nas academias, mas também nos parques, nas ruas e nas cidades como um todo, onde roupas fitness com estilo versátil e confortável compõem os looks nas mais diversas ocasiões – seja no trabalho ou nos momentos de lazer. No país, estima-se que o mercado de itens ligados à atividade física movimente um total de US$ 2,1 bilhões (cerca de R$ 8,6 bi) a cada ano.  

Um dos maiores grupos de roupas íntimas do país, o Grupo HOPE abraçou essa tendência em 2015, com a criação da marca Nu, voltada ao segmento de moda fitness e praia. Rebatizada em 2017 como HOPE Resort, a divisão vem se expandindo desde então e, até o final de 2020, deve responder por 10% do faturamento do grupo. Mas o grande salto está previsto para os próximos anos: até 2025, segundo a diretora de Estilo e Marketing do Grupo HOPE, Sandra Chayo, a receita com a marca deverá alcançar à de lingeries.  

Conforme a executiva, embora as roupas íntimas contribuam para a autoestima, construindo uma imagem de mulher moderna e empoderada, as consumidoras são mais propensas a pagar mais pelas roupas de uso exterior, o que deve impulsionar a receita da HOPE Resort. “O valor agregado das peças da HOPE Resort é muito alto”, diz Sandra. “Enquanto uma calcinha custa R$ 25, uma legging custa R$ 150 ou R$ 200. Por isso, em cinco anos, estimamos que a marca alcance a HOPE em faturamento.”  

Outro ponto que na opinião de Sandra favorece a expansão da HOPE Resort é o fato de a moda atual ser muito mais casual do que há algumas décadas. Assim, torna-se cada vez mais frequente o uso de peças fitness e até lingeries no dia a dia, compondo looks em conjunto com outras roupas. “Antigamente, se determinava o nível social de uma pessoa pela vestimenta”, comenta Sandra. “Hoje em dia, você vê celebridades usando legging. E o público percebe que esta é uma peça que todo mundo pode usar no dia a dia, para trabalhar, ir ao supermercado, à academia”, exemplifica.  

Da mesma forma que as peças fitness e de praia, as roupas íntimas também vêm ganhando espaço nos looks casuais do dia a dia. Para fortalecer a ideia de que uma lingerie pode ser usada não apenas em ocasiões privadas, a HOPE criou o projeto HOPE Trend – Lingerie Como Outwear. Na iniciativa, a modelo, consultora de moda e apresentadora de televisão Isabella Fiorentino – embaixadora do HOPE Trend na temporada 2019 – propôs diversos looks para usar com as coleções de verão da HOPE, nas quais lingeries aparecem como peças de uso cotidiano. “A gente adaptou a lingerie para ser a protagonista dos looks”, afirma Sandra.  

HOPE Resort terá 10 novas lojas em 2020  

Atualmente, o Grupo HOPE tem três marcas (HOPE, HOPE Resort e Bonjour Lingerie). No total, são quase 200 unidades franqueadas no país, além de representantes em 18 países. A HOPE Resort conta com cinco lojas (três em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e uma em Foz do Iguaçu), mas também está presente na flagship da HOPE, na rua Oscar Freire, em São Paulo e em lojas multimarcas espalhadas pelo Brasil. Em 2020, serão abertas mais 10 novas lojas da marca no país.  

Na HOPE Resort, o beachwear foi renovado, tornando possível às mulheres ousarem em looks com saídas de praia, biquínis, maiôs, acessórios, saias, tops, leggings, camisetas, regatas e bodies. As peças podem fazer parte da rotina feminina em composições que mesclam despojamento e elegância, além do tecido leve para curtir o verão com o caimento perfeito e design exclusivo.  

As roupas para academia, por sua vez, aliam tendência e tecnologia. Os recortes anatômicos dos shorts, bermudas e leggings auxiliam no ajuste e na mobilidade durante os exercícios, além de melhorar a circulação sanguínea. Algumas peças possuem acabamento discretamente brilhoso e fashion. Já os tops, com decote ou gola alta, realçam o busto com leveza. Os produtos esportivos têm tecidos confortáveis, são produzidos para auxiliar na amplitude de movimentos, contam com proteção U.V., melhoram a respirabilidade da pele e têm secagem rápida.  

As peças da HOPE Resort contam com diferentes atributos. Algumas são produzidas com tecido biodegradável, que garante a mesma vida útil de peças feitas com tecidos não sustentáveis – o material é 100% reciclável e reutilizável, decompondo-se em até três anos, quando descartado corretamente, o que gera redução do impacto ambiental. Outras têm proteção anticloro, tecnologia que torna o fio mais resistente ao cloro e prolonga sua durabilidade, ou são fabricadas com Fio Emana, que reduz sinais de celulite e fadiga muscular. 

Além disso, as peças têm os efeitos Breeze (resfriam a temperatura corporal em até 1°C durante a prática de exercícios físicos), Neon (estampas brilham na luz fluorescente) e Compressão (recortes anatômicos modelam o corpo e auxiliam na microcirculação sanguínea e na redução de sinais de celulite e aumentam a sensação de bem-estar). Há ainda as roupas com estampas refletivas, ideais para a prática de esportes noturnos.