Em cinco anos, Água Doce aumenta o tíquete médio em 30% com Universidade Corporativa

Para que a estratégia atual da franquia fosse executada com excelência e sucesso, a Água Doce Sabores do Brasil criou sua própria Universidade Corporativa, em 2015. Hoje, são mais de 30 cursos ativos, 847 alunos cadastrados e 800 certificados entregues aos franqueados e colaboradores da rede. Os treinamentos melhoraram a operação como um todo, o atendimento ao cliente e, como consequência, houve um incremento expressivo no tíquete médio das unidades. Nos últimos cinco anos de programa, por exemplo, a marca registrou um aumento de 63% neste quesito. 

Tudo começou em 2011, quando a franqueadora decidiu investir em treinamentos por vídeos, via DVD, voltado aos franqueados. Observando a receptividade e a assertividade da ação, os gestores da Água Doce Sabores do Brasil decidiram dar um novo passo e criaram a UniÁgua Doce. “Para chegar onde estamos, fizemos vários testes e, graças a uma boa aceitação, abrimos espaço para esta nova modalidade. Diante disso, criamos uma plataforma específica para gerir conteúdos voltados para gestão, operação e atendimento nas unidades franqueadas”, explica o coordenador da UniÁgua Doce, Guilherme Martinelli.

Além dos cursos, a Universidade Corporativa faz informativos sobre mudanças ou implantação de novos processos, formatação de manuais, além de divulgar internamente informações sobre campanhas de marketing. Um dos destaques são as ações de Endomarketing, como o Programa ATIM que visa o aumento de tíquete médio, com prêmio concedidos aos garçons. Funciona da seguinte forma: os franqueados escolhem determinados pratos ou opções que os garçons devem oferecer aos consumidores. Em seguida, é feito um trabalho de cliente oculto, que analisa tanto a qualidade do atendimento, quanto a oferta sobre os pratos ou opções selecionadas anteriormente. É feito uma análise posterior para premiar quem obteve os melhores resultados.

“Essas são estratégias que nos ajudam a mensurar a utilidade do nosso curso de atendimento de vendas, por exemplo. Após o trabalho realizado com os treinamentos e as visitas de cliente oculto, o atendimento registrou uma melhora de 80% a 86%. Com relação ao tíquete médio, em cinco anos de programa, já conquistamos um crescimento de cerca de 30% em toda a rede. Além disso, cerca de 60% da rede, que conta com 77 unidades, acessa frequentemente nossos conteúdos. Já tivemos mais de 35 mil visualizações por ano em nossa página onde disponibilizamos os conteúdos”, enfatiza o diretor de franquias, Julio Bertolucci.

Um dos próximos projetos será um programa de certificação dos colaboradores e da unidade, que tem como objetivo certificar 100% dos colaboradores dos restaurantes, tanto online quanto presencialmente, de acordo com sua conformidade e avaliação da consultoria de campo que integra o projeto. Tais ações visam garantir a qualidade do serviço e dos produtos. Para ressaltar essa questão, os comunicados enviados periodicamente mostram a importância de manter os indicadores da rede elevados. O principal indicador é a fidelização e, consequentemente, o aumento de vendas das unidades.

“Dos conteúdos fornecidos, 90% deles são próprios. Também fazemos programas com consultores especializados em temas voltados para gerência, financeiro, gestão de pessoas, entre outros. Os treinamentos para os colaboradores que atuam nos restaurantes da rede são online, já para os franqueados são presenciais, pois são repassadas informações mais complexas. Nosso objetivo é fazer com que os envolvidos se aprofundem no treinamento concedido pela Água Doce. Para isso, levamos conhecimento de qualidade e relevante, em um curto espaço de tempo. E é por meio dessas ações que podemos mensurar como as informações foram absorvidas e colocadas em prática”, finaliza o coordenador da UniÁgua Doce.