Ter uma carreira em empresa ou no serviço público já não é o sonho da maioria dos brasileiros, principalmente dos jovens que vivem em constante mudança. Alexandre da Cruz Ramos, de 33 anos, após oito anos trabalhando com vendas em comércio resolveu mudar de vida. A princípio, a escolha não foi nada fácil, já que largou o trabalho estável e com carteira assinada para se aventurar em um negócio próprio.
“Levava uma vida muito corrida. Hoje, consigo fazer os meus próprios horários com mais flexibilidade e ainda posso curtir de perto o crescimento dos meus filhos e ficar mais junto à família”, revela o empreendedor que visualizou na rede Acquazero (especializada em lavagem ecológica automotiva) a oportunidade de ter o próprio negócio e com qualidade de vida que há anos almejava. Ele abriu há pouco mais de um ano a unidade através da modalidade home office, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ).
Alexandre visualizou a potência do negócio no próprio condomínio que mora. Seus vizinhos foram seus primeiros clientes, a partir disso seu negócio deslanchou em pouco tempo.
Hora de virar!
Alexandre acertou as contas no antigo trabalho e pediu demissão. O dinheiro da rescisão foi a porta de entrada para ter o negócio próprio que custou R$10 mil. Ele juntou a paixão por carros mais a pegada sustentável da rede, que trabalha sob a premissa de promover a limpeza de um veículo usando apenas 300 ml de água. E a possibilidade existe graças aos produtos de apoio que também aderem à política sustentável: todos são biodegradáveis.
“Hoje toda família tem pelo menos um carro e na correria do dia a dia eles procuram por empresas especializadas para manter o veículo limpo. Cada vez mais as pessoas estão se conscientizando sobre a importância do não desperdício de água, já que várias regiões do país enfrentam esse problema diariamente. E nisso entra meu negócio, em propor limpeza com pouquíssimo uso de água”, diz.
O empreendedor já conquistou cerca de 100 clientes mensais e faturamento médio de R$7 mil/mês. No entanto, ele busca ganhar ainda mais. “O foco é alcançar R$12mil (mensal) atendendo somente clientes físicos. Acredito que assim que começarmos atender também jurídico esse número possa alcançar pelo menos R$20 mil, para isso estamos trabalhando duro para atingir a meta”, diz. Para que a carteira de clientes aumentem, Alexandre está buscando parcerias em concessionárias.
O carioca salienta que hoje o número de serviços aumentaram em comparação com o antigo trabalho, porém seu horário de trabalho diminuiu. Durante a semana atende das 9h às 17h e aos sábados, dias em que a procura é bem acentuada, o atendimento ocorre entre às 8h às 17h, conforme a demanda. Essa flexibilidade de horário possibilita buscar as crianças na escola, além de resolver outros assuntos pessoais que até então não conseguia exercer. O negócio trouxe realização pessoal e um novo estilo de vida.
Superação nos negócios
Ser dono de negócio próprio requer muita disciplina, algo que como a maioria dos investidores em início de operação sentem certa dificuldade e insegurança. Alexandre nunca trabalhou no segmento automotivo, porém tinha muita experiência em vendas e como lidar com os clientes. Contudo, a dificuldade maior sentida pelo empresário foi em lidar com seus colaboradores. “É diferente quando estamos do outro lado. As habilidades para fazer o negócio realmente andar é falar a linguagem de seus colaboradores, além de saber fazer todos os serviços que você está vendendo para quando um funcionário faltar ou a procura for muito alta você também possa colocar a mão na massa mostrando assim que somos uma equipe e que precisamos um do outro”, ressalta.
Desperdício de água
De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), cada pessoa consome, em média, 110 litros de água por dia, para beber e suprir as necessidades pessoais e limpeza de roupa. Uma lavagem de carro, por exemplo, gasta em média 300 litros de água.
“Não nos preocupamos somente com o hoje, mas também com o futuro da sociedade. Por isso, criar uma empresa que ofereça soluções sustentáveis é essencial para os dias que vivemos, independente do segmento de atuação”, avalia Henrique Mol, diretor executivo da marca Acquazero, a rede já soma 240 unidades distribuídas em diversas localidades do país.
Jovens empreendedores
Segundo pesquisa divulgada pelo Sebrae, em 2017 a participação de pessoas entre 18 a 34 anos cresceu de 50% para 57% no total de empreendedores em fase inicial, ou seja, são 15,7 milhões de jovens em busca de abrir um negócio próprio ou com uma empresa em atividade no período de até 3 anos e meio.
Entre os clientes assíduos da Acquazero, jovens de até 30 anos disparam na frente. Eles representam um total de 80% dos clientes. Cada vez mais preocupados com o mundo que vivem, esse público tem o senso crítico profundo sobre as noções de consumo, e criam laços de lealdade com empresas que vão de encontro com os ideais, como é o caso da sustentabilidade.