Em alta, compras online registraram crescimento de 14,6% na Calçados Bibi

Aliada aos projetos digitais que visam uma experiência de compra fluida e facilitada, empresa também foca na expansão nacional e internacional

Desde 2016 presente no universo online com a implementação do seu canal de vendas digital, a Calçados Bibi observou o avanço e a mudança nos hábitos dos consumidores. A empresa que completou 75 anos de atuação no Brasil, apostou em diferentes estratégias omnichannel para crescer dentro do mundo digital. Referência e maior rede calçadista infantil da América Latina, a franquia celebra o crescimento digital no primeiro semestre de 2024, registrando um aumento de 14,6% no período, se comparado a 2023. Vislumbrando os próximos passos e o desempenho de julho a dezembro, a marca almeja continuar com forte atuação neste segmento, além de expandir via lojas físicas em todo o País.

Com diversas opções no ambiente online, como e-commerce e aplicativo próprio para smartphones, além de serviços como prateleira infinita e venda via link, a Bibi traz em seu DNA a inovação, praticidade e comodidade ao cliente.

“Além de oferecer produtos que aliam tecnologias e tendências de moda, a Bibi busca por estratégias que permitam a facilidade de compra aos clientes. Com isso em mente, analisamos o mercado e identificamos uma carência em serviços online destinados ao segmento calçadista infantil. Após anos consumindo via internet, os consumidores enxergaram a conveniência neste tipo de consumo. Dessa forma, investimos, ano após ano, em ferramentas para facilitar o acesso aos produtos da Bibi, sem precisar sair de casa. O crescimento do faturamento de compras online nos mostra que houve uma grande mudança no Varejo, e precisamos ficar atentos para os novos hábitos”, comenta Andrea Kohlrausch, presidente do Grupo Bibi.

Uma das principais inovações da Calçados Bibi é o uso das lojas físicas distribuídas em todo o Brasil como pequenos centros de distribuição. Isso permite que a empresa forneça prazos de entrega mais curtos e custos de frete competitivos. Assim, ao usar a unidade física mais próxima do cliente como ponto de partida para a entrega, a marca consegue reduzir significativamente o tempo de trânsito e oferecer a opção de entrega no mesmo dia. Consequentemente, isso aumenta a fidelização dos consumidores e as vendas, devido à praticidade e jornada positiva de compra. “Para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2024, mais de 37% de todas as vendas online da rede foram faturadas pelas lojas franqueadas, por meio de diferentes frentes como Prateleira Infinita, Ship from Store e venda link”, revela a executiva.

Outra novidade apresentada pela empresa em janeiro deste ano, foi o aplicativo de vendas exclusivo da marca. A decisão de implementar uma ferramenta online visa atender à crescente importância dos dispositivos móveis no e-commerce brasileiro. Além disso, de acordo com a empresa, mais de 80% das vendas digitais da rede são provenientes de smartphones. Dessa forma, a Bibi projeta um horizonte promissor para o futuro, vislumbrando que esta ferramenta se torne o epicentro de suas transações digitais.

Expansão nacional e internacional
No segundo semestre, a rede espera que seja feita a implantação de nove operações exclusivas de Norte a Sul do Brasil. Com grande presença em shopping centers, a marca traz para os franqueados e novos investidores um modelo de negócio focado na experiência, seguindo o propósito de fazer o bem para gerar boas lembranças tanto para os empresários da rede, quanto aos seus clientes. A operação conta com o ícone da marca, o Rollerzão, na entrada da loja, piso fofinho que transmite a mesma sensação de calçar um produto Bibi e outras interações.

Com relação a presença na América Latina, a rede continua com seu plano de expansão para fora do Brasil. Com desempenho positivo, a empresa registrou alta de 5% no faturamento internacional no primeiro semestre deste ano e visa chegar a 100 operações estrangeiras até 2030. Atualmente, a franquia conta com 21 unidades situadas no Chile, Equador, Peru e Guatemala.

“Nossa premissa é pintar o mundo de laranja. Dessa forma, queremos ampliar a presença da rede no Brasil, principalmente em cidades que possuem alto potencial de consumo. Além disso, seguimos com o objetivo de levar as lojas exclusivas Bibi para outros países. Para alcançar nossa meta de 100 operações internacionais até 2030, visamos países da América do Sul e Central, além da Europa”, finaliza Andrea Kohlrausch.