Segundo o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 70% das empresas nacionais ainda não estão na internet, sendo a falta de conhecimento em ferramentas de web um dos fatores para o alto índice de exclusão. Foi justamente para conectá-las a internet e a novos clientes que o empresário Caio Sigaki (foto), de Mogi das Cruzes (SP), criou em 2011 o Elefante Verde, empresa que desenvolve ações de marketing digital para PMEs. O foco é o pequeno empresário que não têm tempo, expertise ou equipe de profissionais para lidar com os canais de web.
O Elefante Verde oferece pacote completo que inclui página na internet e e-mail customizado, disparo de e-mails marketing para mailing selecionado, downloads gratuito de cupons que oferecem descontos em parceiros-clientes, além de maior visibilidade em sites de busca como o Google. Diferente de uma agência de web, o Elefante Verde oferece todos esses serviços em um único produto. Dessa maneira o franqueado não precisa ter conhecimentos em internet e marketing digital.
Também dispõe de guia colaborativo. No site do Elefante Verde é possível localizar lugares, dar notas e publicar comentários sobre os produtos, serviços, atendimentos, etc. Existe um guia para cada cidade onde a marca dispõe de franquia ativa.
Franchising
Um ano após o lançamento do Elefante Verde, Sigaki e seu sócio (e também diretor da marca), Fabio Duran (foto), adotaram sistema de microfranquia. “Apenas desta forma conseguiríamos entrar em cidades pequenas e mais distantes,” explica Duran. “O franqueado atua localmente e fica mais próximos às empresas parceiras. É uma vantagem para ambos os lados,” conclui.
O investimento inicial varia entre R$ 32 mil e R$ 66 mil, pois é considerado o número de habitantes da cidade. É devido ao valor inferior a R$ 80 mil reais que o negócio é considerado micro, uma facilidade também para empresários que têm interesse no investir em negócio próprio, mas não dispõe de grande capital para investimento.
Mercados de microfranquias e startups em alta
Segundo a Associação Brasileira de Franquias (ABF), o mercado de microfranquias cresceu 7,7% ano passado, atingindo um faturamento de R$ 127 bilhões. Outro mercado em alta é o das startups. Segundo a Associação Brasileira de Startup (ABStartup), mais de R$ 2 bilhões foram movimentados nos últimos anos por empresas de base tecnológica e inovadores, como é o caso do Elefante Verde.
Sobre o Elefante Verde
Criado em 2011, o Elefante Verde é a maneira mais fácil e rápida de conectar as pequenas empresas à internet e a novos clientes. O Elefante Verde oferece tudo o que uma pequena empresa precisa para ter uma grande visibilidade na internet, incluindo site, e-mail, avaliações de consumidores, e-mail marketing e cupons de descontos, tudo isso dentro de única plataforma. É também o único em seu formato que oferece modelo de investimento por meio de microfranquia. No franchising desde 2012, atualmente conta com 45 franqueados em diferentes regiões e pretende chegar a 60 ainda este ano. Site: www.elefanteverde.com.br.
AtitudeCom
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito