Ele largou negócio milionário e, na pandemia, transformou ótica de interior em uma das 50 maiores franquias do Brasil

Gustavo Freitas, CEO do Mercadão dos Óculos, abriu mão de um negócio que faturava R$ 12 milhões para transformar ótica de Rio Preto em rede nacional

Quem teria a coragem de abandonar um negócio que faturava R$ 12 milhões e seguia em crescimento? Gustavo Freitas, hoje CEO do Mercadão dos Óculos, uma das 50 maiores franquias do Brasil, fez isso. Ainda bem.

A história empreendedora de Freitas começa na adolescência, como auxiliar de vendas em uma loja de ferragens. Aos 18, estudou direito, se formou, mas nunca exerceu a profissão. Na época, trabalhava em uma indústria de plástico em São José do Rio Preto (SP), onde ficou por 10 anos no mesmo cargo. O emprego e salário eram bons, mas tinha uma coisa falando mais alto: o desejo de crescer e ter o próprio negócio.

Nesse caminho, foi apresentado ao franchising por um amigo. “Na época, eu conhecia pouco sobre franchising, mas minhas experiências profissionais me davam bagagem administrativa e resolvi encarar esse desafio”, conta.

Em 2006, Freitas se tornou master-franqueado do grupo Microlins e, em sequência, do Grupo Prepara Cursos, onde tinha mais de 50 franquias sobre o seu comando. Aquela experiência o levou à realização de um sonho: fundar o próprio negócio!

Em 2012, Freitas vendeu a sua parte de master-franqueado e, junto com um sócio, fundou a Sr. Computador, franquia de TI e informática. Após dois anos de franchising, a rede contava com mais de 50 unidades, faturava R$ 12 milhões e tinha uma ótima projeção de crescimento – tanto que alcançou mais de 100 unidades no futuro. Daí vem a pergunta: quem largaria o osso dessa oportunidade?

Freitas abandonou, e a razão dessa mudança aconteceu por acaso. Certa vez, em Rio Preto, ele entrou em uma ótica do Mercadão dos Óculos e se encantou com o modelo de negócio. A ótica só vendia armações de marca própria com um preço bem acessível. Nessa época, o Brasil vivia a ascensão das classes C e D.

“Após algumas conversas com o fundador da rede, Celso Silva, vendi a minha parte na Sr. Computador, me tornei sócio do Mercadão dos Óculos e iniciei o processo de expansão, que contava com menos de 10 unidades, todas em Rio Preto”, lembra.

Nessa sociedade, Freitas ainda adquiriu uma franquia que dava prejuízo de R$ 10 mil por mês. Em resumo: ele saiu de um negócio milionário, formatado, com mais de 50 unidades, para assumir uma rede de interior, com a expansão travada, e ainda ser dono de uma unidade que fechava o mês no vermelho. Loucura? Para Freitas, oportunidade.

Primeiro vieram algumas mudanças no negócio. A loja passou por novo layout, os produtos próprios ganharam design internacional, novas parcerias foram formadas. Logo as primeiras franquias fora cidade começaram a ser vendidas. O estado de São Paulo começou a ficar “pequeno” para a rede e em 2014 o Mercadão dos Óculos já inaugurava franquias em outros estados. Em dois anos, a rede saiu de pouco menos de 10 lojas para mais de 150 presentes em 21 estados, faturando R$ 50 milhões.

Foi quando chegou 2020 e a pandemia. Hora de recuar? Não para Freitas.

Em março do ano passado, a rede iniciou uma transformação digital. Com novas plataformas, automatizou o processo de venda e gestão da loja. Por exemplo: antes, a organização de dados de vendas, tipo de produtos e estoque era de responsabilidade do franqueado. Agora, tudo isso está disponível por meio de um aplicativo. “Informações organizadas ajudam o franqueado a tomar decisões mais assertivas sobre a lojas e, consequentemente, aumentar seu lucro”, diz.

Outra mudança: no aplicativo, o cliente visualiza os efeitos da lente desejada. Basta selecionar o efeito e apontá-lo para qualquer lugar. A câmera do tablet captura a imagem e mostra em tempo real o resultado. “Essa experiência fez com que as franquias aumentassem o ticket médio em até 30% durante a pandemia”, completa.

Mas e quanto à expansão? Em 2020, o Mercadão dos Óculos comercializou 225 franquias e inaugurou 127 lojas. Uma das táticas foi o trabalho com multifranqueados e expandir para cidades com até 30 mil habitantes. Foram 54 lojas vendidas nesse modelo.

Ao final de 2020, o Mercadão dos Óculos contava com 396 franquias em funcionamento, um crescimento de 67% em relação a 2019, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). No total, entre operação e implantação, são mais de 500, números que colocaram a rede entre as 50 maiores franquias do Brasil.

“Quando olho para trás e vejo as dificuldades que enfrentamos para chegar até aqui, isso me dá mais energia para seguir em frente e continuar crescendo”, comenta. Freitas se refere a um planto ambicioso: em até 5 anos, se tornar a maior rede de óticas do Brasil. Com esse histórico, alguém duvida?

Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é de R$ 150 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.