Ele faturou R$200 mil com saquinho de pão

A Marketing Bag superou as expectativas e conta com 31 unidades comercializadas por possuir baixo investimento e alta lucratividade

Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 2020, atualmente, há no país cerca de 562 redes operam com o modelo de microfranquias, sendo 63% puras – apenas com esse modelo – e 37% mistas – com mais de um modelo de negócio. Foi analisando esse cenário que André de Lima Jácomo, de 35 anos, fundou a Marketing Bag.

André começou a carreira em 2006, trabalhando na área comercial e financeira da empresa de seu pai, que se iniciou dentro de uma incubadora do SEBRAE. Foi lá que o empreendedor adquiriu experiência em consultoria. Em 2016, iniciou um trabalho de consultoria em uma franqueadora para ajustar processos de assistência ao franqueado e na área comercial. “Foi a partir daí que decidi me aprofundar mais na área de franquias, passei a me dedicar e estudar o mercado com afinco”, comenta.

Já em 2017, André iniciou processos de formatação de microfranquias de diversos setores, como: assessórios automotivos, óticas, limpeza e conservação, diaristas, bazar de roupas etc. Depois de 4 anos de experiência no segmento do franchising, ele sentiu que estava no momento de ter sua própria rede. “Eu já estava com muito interesse em ter minha própria rede de franquias e estudando mercados e modelos. A pandemia do covid-19 antecipou meus projetos e fez com que eu tirasse do papel a Marketing Bag em abril de 2020”, pontua.

A Marketing Bag, é rede de franquias de publicidade em sacos de pão ecológicos. A proposta central da marca é conectar de maneira assertiva e duradoura a publicidade e o consumidor final. “Já possuo conhecimento de microfranquias – inclusive por formatar algumas marcas – e também conheço o mercado de publicidade que cresce cerca de 09% ao ano. É um mercado de oportunidade”, afirma Jácomo.

Com um modelo de negócio home based, a rede possui fácil implementação e atuação em um mercado de alto potencial, garantindo retorno rápido e boa rentabilidade. “É necessário apenas um funcionário para a operação, hoje todos os nossos treinamentos são efetuados online e, também, utilizamos e-mail e WhatsApp para sanar qualquer demanda que possa surgir”, comenta.

Os franqueados da marca investem na venda de produtos certificados, saquinhos 100% biodegradáveis produzidos com tintas e colas atóxicas. “Nos preocupamos com o ambiente em que estamos inseridos, oferecendo oportunidade de alta exposição da marca do cliente por um preço atrativo, colaborando com pequenas e médias empresas”, pontua o fundador.

Pós Pandemia e novo perfil do investidor

Mesmo com apenas dois anos no mercado, a marca já possui bagagem e experiência para entender o que funciona ou não no modelo escolhido para expansão. “Desde a inauguração, passamos por diversos momentos desafiadores durante a pandemia, porém, conseguimos enxergar ainda mais o potencial da publicidade em sacos de pão, pois, os anúncios continuaram chegando até o cliente mesmo com suas lojas fechadas”, ressalta.

Jácomo comenta que nesse período, também pode compreender melhor o perfil de franqueado que a marca precisa. “Por sermos uma franquia mais barata, muitas pessoas compraram com o intuito apenas de investir, não queriam estar à frente do negócio. Isso só é possível se o franqueado contratar alguém exclusivo para essa função, porém, esse não é o foco do nosso franqueado. O perfil ideal de investidor é aquele que quer trabalhar de verdade, colocar a mão na massa e obter resultados”.

A rede criou recentemente uma Universidade Corporativa com mais de 80 vídeo-aulas para que os franqueados se capacite e consiga vender com eficiência. “Creio que esse amadurecimento da marca está ligado principalmente em entender o tipo de fraqueado que queremos e que ele também precisa entender que só vai acontecer se ele colocar a mão na massa, dessa forma mapeamos nossa expansão de uma maneira que consigamos captar o perfil adequado”, completa.

Para o empreendedor, entender esse novo perfil do franqueado fez com que o suporte da franqueadora fosse mais efetivo. “Conseguimos alocar nossos esforços no que realmente necessita, fazendo com que os resultados ocorram de maneira mais rápida e consecutivamente, com um retorno de investimento mais rápido também”.

Para adquirir uma unidade da Marketing Bag é preciso desembolsar R$5,5 mil e o faturamento médio mensal é de R$ 14,4 mil. Hoje a marca conta com 30 unidades e a expectativa é de aceleração. “O que fizemos em 24 meses, temos como meta de realizar nos próximos 6 meses deste ano, buscando expandir mais 30 unidades até dezembro de 2022”, finaliza.