Em mais de 20 anos de experiência no mercado de eventos corporativos, Gisela Prochaska, de 62 anos, e Deborah Paulino, de 58, sentiam a falta de um lugar que as deixasse prontas para sair com rapidez e qualidade. Idas aos salões de beleza eram uma atividade demorada e custosa. Assim nasceu Stylebar – um bar de beleza com um cardápio selecionado de estilos que atende a principal necessidade da mulher moderna: beleza com comodidade.
Fundada em 2018 nos Jardins, região metropolitana de São Paulo, a rede é pioneira no conceito “Easy Beauty”, que propõe um atendimento dinâmico e ágil, com valores acessíveis e sem necessidade de hora marcada – “A cliente chega, escolhe o serviço em um catálogo prévio que chamamos de Stylebook, e em pouco menos de uma hora (na maioria dos casos) sai do salão pronta para aproveitar o novo visual”, explica Gisela Prochaska, fundadora e CEO da marca.
Diferente dos salões tradicionais, a rede possui uma arquitetura moderna e convidativa, projetada para agilizar o fluxo de atendimento – “acreditamos que beleza não tem hora, então um dos nossos valores é que o cliente Stylebar não espera”, completa, pontuando também o serviço do estabelecimento, que funciona de domingo a domingo, sem parar.
De mãe e filhas, um negócio de família
A ideia para o negócio surgiu durante uma viagem de Gisela aos Estados Unidos, quando visitava sua filha, Luiza Justus, em Nova York. Passeando pela cidade, as duas perceberam que os salões de beleza norte-americanos eram totalmente diferentes do que conheciam por aqui, por oferecerem serviços rápidos e ambientes mais aconchegantes. Foi então que decidiram trazer algo semelhante para terras brasileiras.
Para isso, Gisela Prochaska chamou sua amiga e sócia Deborah Paulino, que trouxe consigo suas duas filhas, Bianca e Carolina. Enquanto as mães assumem o negócio de forma sistêmica, as filhas são responsáveis por alguns dos principais pilares da marca – Luiza assume a direção criativa, Carolina é a arquiteta responsável por desenhar todas as unidades e Bianca fica à frente da StyleAcademy, escola profissionalizante do grupo.
Assim, as cinco criaram um negócio familiar que rapidamente se tornou um fenômeno – “Um salão de beleza é o ponto de encontro de mulheres de diferentes gerações, então nada mais justo que trazer isso pra dentro desse nosso sonho”, acrescenta Gisela.
Preço baixo e faturamento alto
Atualmente a rede conta com seis unidades espalhadas em bairros nobres de São Paulo (uma própria e cinco franquias) e fatura mais de R$10 milhões ao ano – valor expressivo se levarmos em conta o ticket médio da casa, cerca de R$190,00. Para Deborah Paulino, cofundadora, o sucesso do negócio se dá pela padronagem do atendimento – “O vínculo do cliente é com o serviço e não com o colaborador”, afirma.
Outro elemento que impacta diretamente na alta receita é o baixo custo de produção – o Stylebar utiliza uma linha própria de produtos, todos naturais e veganos, com embalagens 100% recicláveis. Isto permite que os preços se mantenham abaixo da média do mercado – o carro-chefe do estabelecimento, o combo de cabelo e maquiagem, custa apenas R$298, valor inferior ao da média nacional (R$350,00).
Os resultados positivos do negócio e a alta margem de lucro (25%) fizeram com que a rede iniciasse o processo de expansão nacional da marca. Recife será a primeira cidade a receber uma franquia fora do Estado de São Paulo. A inauguração ocorrerá no segundo semestre deste ano.
A StyleAcademy
Observando uma carência do mercado em encontrar profissionais de qualidade, o grupo desenvolveu a StyleAcademy, sua própria escola especializada. Criada neste ano, a iniciativa busca formar colaboradores para a rede e o mercado de trabalho – “Assim conseguimos garantir o padrão Stylebar e a qualidade dos serviços”, finaliza Gisela Prochaska.