Ela não teve medo de investir durante a pandemia

Franqueada do Buddha Spa há seis anos, Vanessa Silva Gagliardi, mesmo com um cenário de incertezas, se sentiu confiante para abrir mais uma unidade em novembro

Começo de 2020, tudo certo para a abertura de sua segunda unidade do Buddha Spa em São Paulo. “Eu já estava com o capital de giro aprovado no banco, o ponto escolhido, só faltava assinar o contrato”, conta Vanessa Silva Gagliardi, 41 anos, franqueada da maior rede de spas urbanos do país. Aí, veio a pandemia, os planos foram adiados. “Fazia tempo que eu já queria abrir minha segunda unidade.” Sendo assim, não foi a Covid-19 que acabou com os planos da empreendedora.

No meio do ano, já com maior conhecimento do cenário, Vanessa retomou o assunto de abrir sua nova franquia. Em novembro de 2020, ainda durante a pandemia, inaugurou sua segunda unidade do Buddha Spa, agora dentro de um shopping, o Santana Parque – na zona norte de São Paulo. O outro spa da empreendedora é uma franquia de rua, no bairro dos Jardins, também localizado na cidade. “O shopping é interessante porque, além dos clientes fiéis, você tem o público de porta, que está circulando por ali e decide usar o serviço”, comenta.

Com apenas dois meses de vida, o Buddha Spa do Santana Parque Shopping está indo bem. Em dezembro, já teve lucro. “Claro que dezembro é um mês especial, em que o faturamento sobe, mas estou vendo sinais positivos”, diz Vanessa.

Buddha Spa manteve expansão em 2020

Mesmo com a pandemia, a rede de franquias de spas urbanos manteve sua expansão ao longo de 2020. Em 2019, havia 34 unidades em operação. Ao final de 2020, 40. A receita, claro, sofreu uma queda, já que os spas ficaram fechados durante alguns meses.

A meta era aumentar o faturamento da rede em 30% em 2020, alcançando o mesmo crescimento obtido em 2019, mas, com a pandemia, a receita caiu cerca de 25%. A recuperação, no entanto, como mostra a nova franquia da Vanessa, já vem acontecendo desde o meio do ano passado.

No mês de julho, a rede estava a 47% do volume de faturamento de 2019; em agosto, 67%; e em setembro, 87% sobre o mesmo mês do ano passado. “No nosso site, em outubro, já houve um aumento de 10% no faturamento com relação ao mesmo período em 2019”, afirma Gustavo Albanesi, CEO do Buddha Spa.

A carreira de dentista ficou para trás

Formada em odontologia, Vanessa abriu sua primeira unidade do Buddha Spa há cerca de seis anos, quando ainda trabalhava como cirurgiã dentista. Conciliou os dois trabalhos por um ano e meio, quando passou a se dedicar integralmente à gestão da franquia. “Era complicado conciliar, porque a franquia desempenha melhor quando há dedicação integral”, afirma.

Hoje Vanessa segue focada na sua carreira empreendedora, agora com duas unidades sob sua gestão.