Emanuelle Souza, de 32 anos, sempre se interessou pela área da beleza. Em 2021, ela decidiu fazer três cursos no Instituto Ana Hickmann, rede de cursos profissionalizantes, no bairro de Santo Amaro, em São Paulo. O aprendizado rendeu a abertura de um negócio próprio, além de uma vaga de emprego como instrutora na própria unidade onde ela estudou.
A paixão pelo segmento começou na infância. “Quando pequena, eu vendia miçangas e trançava os cabelos das minhas amigas para pagar pelos passeios da escola. Gostava de ter meu dinheiro, do sentimento de ter o conquistado a partir do meu esforço”, diz.
Porém, na vida adulta, seguiu por outro caminho. “A CLT me trouxe estabilidade, mas me sentia insatisfeita, incompleta”, explica. Foi quando viu um anúncio no Instagram do Instituto Ana Hickmann. “Aquilo reacendeu um sonho antigo em mim e, depois de muito pensar, decidi conhecer a unidade de Santo Amaro”, conta.
Após visitar o local, Emanuelle decidiu investir nos cursos de Embelezamento do Olhar, Design de Sobrancelhas Microblading e Maquiagem Profissional. “Foram quatro meses de muito estudo e dedicação. Todas as instrutoras foram extremamente atenciosas comigo e saí de lá consciente que estava preparada para começar meu negócio”, diz.
Ao finalizar os cursos, Emanuelle começou a atuar na área e passou a conciliar seu emprego CLT com atendimento em domicílio. “Pela primeira vez em muito tempo me senti satisfeita e realizada com meu trabalho”, declara.
Durante os cursos, Emanuelle demonstrou empenho e facilidade em aprender, inclusive ajudando outras colegas. Tanto é que, depois de alguns meses, a rede a convidou para ser instrutora. “Ensinar se tornou uma das coisas que mais gosto de fazer. É gratificante passar conhecimento para as alunas, ver elas compreenderem o conteúdo”, aponta.
Hoje, Emanuelle tem um estúdio próprio e, em 2023, planeja deixar a CLT para focar 100% no seu negócio. “O peso do certificado me ajudou muito a atrair novos clientes, passar confiança ao meu trabalho. O Instituto Ana Hickmann mudou a minha vida e sou extremamente grata a tudo que construí lá dentro”, conclui.
Proposta pedagógica inovadora
O Instituto Ana Hickmann conta com cursos em diversas modalidades. As últimas novidades são o curso de extensão de cílios e a opção de certificação internacional para o curso de cabeleireiro, que já é tradicional da franquia.
Ao todo são quase 20 cursos: barbearia, design de sobrancelhas, gestão de salão, manicure e pedicure, unhas decoradas, maquiagem, cabeleireiro, embelezamento do olhar, micropigmentação e cabelos cacheados são outras opções.
Além disso, o Instituto Ana Hickmann possui uma ação de incentivo aos alunos: os que mais se destacam são encaminhados para o Programa de Indicação ao Mercado de Trabalho.
A franquia ainda se compromete a entregar o currículo dos alunos para empresas do setor, para que tenham melhores oportunidades. “Buscamos ajudar os alunos de ponta a ponta, desde a formação em uma nova profissão, até a entrada no mercado de trabalho”, comenta Ana Hickmann.
Ainda como parte deste empenho da marca em contribuir com o aprendizado dos estudantes, a instituição também oferece cursos complementares extracurriculares sem custo, como “Marketing Pessoal” e “Pronto para uma entrevista de trabalho”.
Outros investimentos são voltados aos colaboradores do Instituto, como o Programa de Orientação Pedagógica (POP) para coordenadores pedagógicos, com o intuito promover uma gestão profissional de excelência, e o Programa de Formação de Instrutores (PFI), para mantê-los sempre atualizados e preparados com as melhores práticas de ensino.
O Instituto Ana Hickmann tem também o Grupo Kalaes como sócio e oferece uma inovadora proposta pedagógica e educacional para que as pessoas tenham a oportunidade de aprender uma nova profissão.
Para ser proprietário de uma franquia, o investimento varia entre R$ 145 mil a R$ 300 mil. O prazo de retorno estipulado é de 14 a 24 meses.