Ela fatura R$ 1,4 milhão com franquia pet Clube04, e se tornou referência na rede

Após uma década na indústria farmacêutica, Lais de Jesus Melo trocou a carreira corporativa pelo franchising, sendo a primeira franqueada do Clube04

Ao longo de dez anos, Lais de Jesus Melo construiu uma carreira na indústria farmacêutica. Passou por cinco multinacionais, chegando ao cargo de coordenadora. Nesse cenário de crescimento profissional, largar tudo e empreender parecia desafiador.

Mas em 2022, Lais decidiu mudar essa história e se tornou a primeira franqueada do Clube04, franquia pet especializada em cuidados e comportamento canino. Hoje, sua unidade, no bairro do Campo Belo, em São Paulo, é referência na rede, faturando R$ 1,4 milhão em 2024.

A transição do corporativo para o empreendedorismo

A virada na carreira começou em 2018, quando Lais trabalhou com Ana Paula Shinzaki, futura amiga e inspiração para o novo negócio. Ana e o marido, Fábio Aydar, fundaram o Clube04 com a proposta de oferecer um serviço diferenciado para pets, priorizando o bem-estar animal e um atendimento humanizado.

Lais acompanhou o crescimento da marca e, como tutora da cachorrinha Amora, sempre desejou levar a pet para um banho relaxante na unidade original, em São José do Rio Preto (SP). “Nenhum pet shop gostava de dar banho na Amora. Eu a ouvia chorar, aquilo me machucava muito”, relembra.

Quando surgiu a oportunidade de abrir uma unidade do Clube04 em São Paulo, Lais não hesitou. Apesar dos desafios financeiros e da incerteza inicial, decidiu arriscar tudo para transformar seu sonho em realidade.

O desafio de abrir a primeira franquia

Inaugurada em maio de 2022, a unidade de Campo Belo foi um marco na expansão da rede. Sem sócios e com recursos próprios, Lais mergulhou de cabeça no empreendimento, contando com o apoio de Ana e Fábio, que a ajudaram tanto emocionalmente quanto na gestão do negócio. “O Fábio me mostrava a matemática por trás do negócio e me dava segurança de que ia dar certo. E a Aninha sempre esteve ali emocionalmente”, conta.

Nos primeiros meses, os desafios foram muitos. Desde a adaptação ao novo setor até a gestão de equipe, tudo exigiu aprendizado rápido e decisões estratégicas. Mas o esforço valeu a pena. Em pouco mais de dois anos, a unidade apresentou um crescimento contínuo no faturamento, sendo uma das mais rentáveis da rede.

Expansão e propósito

O sucesso da primeira unidade abriu portas para novos planos. Atualmente, Lais trabalha na expansão do Clube 04 na zona sul de São Paulo, reforçando a proposta da marca de oferecer um serviço diferenciado e acolhedor para os pets e seus tutores. Além disso, sua história inspira outros empreendedores que desejam migrar do mercado corporativo para o mundo dos negócios.

“Empreender não é para todo mundo, mas quando você é picado pelo mosquitinho do empreendedorismo, nada te para”, afirma. Para Lais, mais do que um investimento, o Clube04 se tornou uma extensão dos seus valores e propósito de vida. “Eu vivo o Clube04. Enxergo minha loja como um filho, algo que cuido e quero desenvolver da melhor forma possível”.

Além da unidade Campo Belo, Lais já assinou contrato para mais duas franquias, uma no Brooklin e outra em Moema, com previsão de inauguração neste ano.

Planos de expansão

Até o final deste ano a rede projeta comercializar 40 novas unidades. Uma das estratégias do Clube04 para alcançar essa meta é o lançamento de dois modelos de negócios: o container (investimento a partir de R$ 220 mil sem capital de giro) e o express (a partir de R$ 250 mil sem capital de giro).

O modelo container foi desenvolvido para ser implantado em locais de grande fluxo, como estacionamentos de shoppings, supermercados e hortifrutis, aproveitando a sinergia entre o Clube04 com locais mais saudáveis e naturais. Já o modelo Express foi pensado para se adequar ainda mais aos negócios atuais, se encaixando em pontos chaves e importantes em cada cidade.

Outra estratégia é a conversão de petshops já existentes em franquias do Clube04. De acordo com Aydar, esse movimento, além de impulsionar o crescimento da franquia, oferece aos empreendedores locais uma oportunidade de transformar seus negócios em operações mais rentáveis.

“Embora a expansão seja nacional, o estado de São Paulo é estratégico para o Clube04, já que representa um mercado com grande demanda por serviços especializados no cuidado e comportamento animal”, comenta.

Mercados pet e de franquia

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e o Instituto Pet Brasil, o mercado pet brasileiro faturou perto de R$ 80 bilhões em 2024. O crescimento em relação a 2023 é de 12,6%.

Já segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Serviços e Outros Negócios, do qual o Clube04 faz parte, cresceu 13,5% em 2024, faturando R$ 37,7 bilhões.

Presença e serviços

Atualmente, o Clube04 possui 18 lojas em operação e 13 em implantação nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Pernambuco, Rondônia e Amazonas.

O Clube04 oferece os serviços de banho relaxante com manejo low stress e secagem no colo, sem gaiolas, com cromoterapia e feromonioterapia. “O negócio conta também com uma linha de produtos exclusivos, como brinquedos de enriquecimento ambiental e itens 100% naturais”, destaca Ana Paula.