Ela criou uma receita de doce que só conhecia por foto e hoje fatura milhões

Patricia Turmina criou junto com o irmão, a Royal Trudel, primeira rede de franquias especializada no doce originário do leste europeu

Patrícia Turmina (28) é a empreendedora por trás da Royal Trudel, rede de franquias do segmento de alimentação especializada em Trudel, que faturou R$20 milhões em 2021 e almeja fechar 2022 com R$30 milhões. Sem nunca ter provado ou visto um trudel, doce originário da Romênia; Patrícia que é formada em administração de empresas e o irmão Luis Turmina (engenheiro de produção), conheceram o doce apenas por foto, depois que os pais retornaram de uma viagem feita para o Leste europeu.

Depois de muitos testes para chegar à massa ideal e com capital emprestado pela família, Patrícia e Luís inauguraram em 2016, na cidade de Gramado/RS, a primeira unidade da Royal Trudel. Para atrair a clientela, a dupla de empreendedores costumava cortar pedacinhos do doce e servir como degustação. Em um dia de muita chuva, Luís foi à rua principal de Gramado, de guarda-chuva, oferecer o petisco. Atraiu, ao mesmo tempo, a curiosidade dos turistas e a solidariedade de alguns. “As pessoas acabavam indo até a loja pelo esforço dele, de oferecer a degustação na chuva”, lembra Patrícia.

Na trajetória da Royal Trudel, que caiu no gosto dos brasileiros, tem a conquista de vários prêmios gastronômicos e a entrada para o franchising no ano de 2018. Atualmente, a rede conta com mais de 50 lojas espalhadas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Paraíba, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.