Os jovens estão cada vez mais cientes da importância do estudo para galgar salários maiores e melhores posições no mercado de trabalho – isto porque a procura por cursos profissionalizantes e pela proficiência no inglês cresceu consideravelmente de 2013 para 2014. Durante o ano passado, o setor de educação e treinamento registrou um crescimento de 10% e, apesar da crise econômica de 2015, os números continuam robustos.
Diante desse cenário favorável na educação, o ramo se torna atraente para redes franqueadoras e franqueados: o franchising é uma operação comercial mais segura do que empreender individualmente, sobretudo em uma área que exige credibilidade: ensinar pessoas.
O Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC), por exemplo, adota uma metodologia de ensino diferenciada e entrega aos alunos conhecimentos técnicos e lições de cidadania. “O aluno não só tem a oportunidade de conseguir o primeiro emprego ou melhorar de cargo, mas também tem a possibilidade de ter contato com os projetos sociais do CEBRAC. Adotamos a política de gente ajudando gente, ou seja, o aluno aprende a ter um olhar mais amplo que vai além do simples conhecimento técnico” ressalta Fabio Pozza, diretor de mercado da marca.
O CEBRAC oferece cursos em sete áreas: Administrativa, Tecnológica, Comercial, Industrial, Saúde, Desenvolvimento Pessoal e Idiomas. Os alunos ainda contam com o apoio total dos professores para aprender a se portar nas entrevistas de emprego e a se sentir preparados para a vida profissional.
Já a Minds English School vem com o modelo inovador de quatro tipos de cursos: o Kids and Teens, para crianças a partir dos nove anos; o Hospitality, direcionado aos profissionais do setor de turismo e de hotelaria; o VipExecutive, em que o professor realiza aulas em grupo in company; e o Regular Flex, que possibilita ao estudante avançar do nível básico ao avançado, com duração de apenas 18 meses.
A rede de idiomas Minds pretende alcançar em 2015 a marca de 80 escolas em todo o país e busca novos franqueados para esta empreitada. A marca identifica demanda aflorada pelo inglês em decorrência dos principais torneios esportivos que o Brasil vai sediar: Olímpiadas e Paraolimpíadas. Para investir na Minds, o aporte inicial gira entre R$ 200 mil e R$ 250 mil, com período de regresso da aplicação de 24 meses. Já no CEBRAC, o investimento inicial é de R$ 215 mil a R$ 320 mil, com prazo de retorno do investimento entre 14 e 24 meses.
Tanto o CEBRAC quanto a Minds apostam em um marketing inteligente e em uma equipe de professores com excelente gabarito, além de reforçarem o sistema de gerenciamento de suas unidades, para proporcionar a alunos e franqueados satisfação em fazer parte das redes.
Em 2014, o setor de franquias faturou R$127 bilhões e teve um crescimento de 7,7% em relação ao faturamento de 2013, de acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising.
Sobre o CEBRAC — O Centro Brasileiro de Cursos nasceu em 1995 com a vocação de educar e qualificar pessoas por meio de seus diversos cursos profissionalizantes. O CEBRAC tem formado para o mercado de trabalho milhares de profissionais do mais alto nível em suas áreas de conhecimento. Além de conhecimentos técnicos, os cursos focam no desenvolvimento pessoal, o que prepara os alunos também em termos de comportamento pessoal e postura profissional. A rede de franquias ganhou pelo oitavo ano consecutivo o Selo de Excelência em Franchising (SEF), chancela que atesta a qualidade e a competência da marca, concedida pela entidade que rege o setor, a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O CEBRAC foi eleito também por quatro vezes consecutivas como a melhor franquia do Brasil no segmento de Treinamentos e Cursos. A franqueadora já superou a marca de 150 unidades em todo o país, marcando presença nas principais cidades brasileiras. Para abrir uma franquia da rede, o investimento inicial mínimo é de R$ 215 mil, com prazo de retorno entre 14 e 24 meses.
Sobre a MINDS – A rede de escolas especializada em inglês, Minds English School, foi fundada pela Leiza Oliveira, formada em Ciências Contábeis e Gestão de Negócios, que possui 22 anos de mercado. Com sua experiência de trabalho em escolas de idiomas na área administrativa e comercial, Leiza criou a Minds com o objetivo de aplicar uma metodologia diferenciada, onde o aluno em um curto prazo de 18 meses fosse do básico ao avançado, aprendendo inglês com qualidade.
Tendo de 2 a 4 horas semanais, sem ter adicionais em sua mensalidade e principalmente mostrando que toda classe pode fazer inglês em um curso que personaliza o aluno sem custos absurdos. A rede surgiu em 2007 com a primeira unidade em Porto Alegre e em 2008 começou a franquear e inaugurou sua primeira franquia na cidade de Santos em São Paulo. Atualmente é considerada pioneira na adesão de material didático digital que permite o uso de tablets. A Minds tenta atingir todos os públicos, pois os valores praticados e o que o curso oferece, é bem menor do que qualquer outro curso similar no mercado. A faixa etária de maior público é de 21 a 35, porém possui alunos de todas as idades, inclusive uma boa quantidade da 3º idade. A marca trabalha com a ideia de que o inglês pode ser para qualquer classe e que esse mito de classe A e B que faz outro idioma é ultrapassado. Atualmente a rede conta com mais de 70 unidades por todo o Brasil e seu plano de expansão consiste em inaugurar 10 unidades por ano para expandir de maneira equilibrada. A Minds Idiomas planeja mais 50 unidades até 2019.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!