É tempo de reformas. Especialista do Lar em expansão.

A Especialista do Lar é uma franquia que atua na área de serviços de reparo, manutenção, construção civil, limpeza e adaptação de residências.

Originária do ABCD, São Paulo, e em atividade desde 2015, seu diferencial é atendimento focado em relacionamentos duradouros com seus clientes e fornecedores.

E ela agora quer não apenas reformar, mas construir uma rede ainda mais ampla, com 50 novas franquias em cerca de dois anos. Mas e a crise econômica, permite essa expansão?

Conversamos com o sócio fundador da Especialista do Lar, Luciano Lugli, para entender os planos e estratégias da franqueadora. Confira a seguir.

Mapa das Franquias: Como funciona o Especialista do Lar e que benefícios oferecem aos clientes a ponto de procurarem a franquia em vez de serviços mais comuns, já existentes há anos no mercado?

Luciano Lugli: Este é um segmento em que predomina a informalidade e isso faz com que todas as pessoas que precisem reformar suas casas ou empresas tenham que lidar com diversas problemas, seja o atraso na entrega de serviço, seja um orçamento mal feito pelo prestador de serviços, ou mesmo danos causados por um serviço mal feito. Foi observando esse tipo de problemas que a Especialista do Lar foi criada. Nossos profissionais, são orientados no sentido de atuarem de forma altamente profissional. Além disso, o orçamento que entregamos aos clientes é bastante detalhado e já dá uma previsão precisa do tempo necessário para a execução da obra. Os serviços são prestados mediante a assinatura de um contrato que oferece ao cliente a garantia pelos serviços prestados. Em comparação com outras franquias deste segmento, podemos dizer que o cliente poderá nos contratar para qualquer obra de reforma ou construção, pois temos em nossos quadros engenheiros e arquitetos que permitem que assumamos obras dos mais diversos tamanhos, como é o caso de uma obra atual que estamos fazendo, a construção de uma planta de 12 mil metros quadrados para uma grande empresa do varejo.

Mapa das Franquias: O que um novo franqueado pode esperar em termos de média de atendimentos diários e faturamento a médio e longo prazo?

Luciano Lugli: Estimamos uma média de 75 serviços por mês em uma unidade franqueada, com um ticket médio que poderá variar entre R$ 1500,00 a R$ 80 mil, já que estamos falando de um portfólio amplo e de níveis de complexidades variadas nesses atendimentos. Outra vantagem que oferecemos ao franqueado é uma linha de atendimento a empresas, pela qual ele poderá negociar contratos anuais que garantirão um faturamento mensal para sua unidade. Com isso desenvolvemos um modelo de negócios que ajudará o franqueado a explorar as melhores oportunidades que sua região oferecer, seja atendendo a condomínio, empresas de qualquer porte ou mesmo redes de hotéis. Cada unidade franqueada da Especialista do Lar atende um território de 300 mil habitantes que será definido por meio de estudos de Geomarketing, de modo que cada uma tenha uma perspectiva de crescimento consistente ao longo dos anos. 

Já nas regiões de Alphaville, Barueri, Guarulhos, Ribeirão Preto e São José dos Campos, onde iremos atender inicialmente à parceria  com uma grande varejista multinacional, projetamos 200 atendimentos por mês, logo no início de sua operação, de modo que o franqueado terá uma retaguarda financeira sem a necessidade de começar do zero. Esse acordo vai além de atendimentos de serviços apenas, pois o franqueado pode diminuir os custos com a compra de materiais e faturar na venda dos mesmos.

Mapa das Franquias: É preciso ser engenheiro ou arquiteto para estar à frente da operação? Qual o perfil ideal do franqueado?

Luciano Lugli: Não, o mais importante é que o franqueado tenha afinidade com o segmento de obras e reformas, além de um perfil comercial arrojado. O objetivo é ter empreendedores parceiros que tenham habilidade de liderar e gerir pessoas, que seja focado em resultados e comprometido com os altos padrões de qualidade que exigimos. 

Crescendo na adversidade

Mapa das Franquias: Como é possível se expandir em ambiente recessivo? Quais o locais escolhidos para esse crescimento e qual sua importância estratégica?

Luciano Lugli: Nos momentos de crise as empresas precisam ser bastante assertivas em suas tomadas de decisões e estarem preparadas para aproveitarem grandes oportunidades que podem surgir. Isso só será possível se ela tiver controle dos seus principais indicadores tanto financeiros quanto de satisfação dos seus clientes. É a partir desses indicadores que podemos traçar uma estratégia adequada ao momento ou mesmo gerar inovações que consigam atender com mais qualidade e mais eficiência nossos clientes. O consumidor está hoje mais disposto a se engajar com marcas que estejam comprometidas com a sua satisfação e suas necessidades.

Nosso principal foco de expansão neste ano é o Estado de São Paulo, porém já temos unidades sendo negociadas no Rio de Janeiro, em Brasília e algumas na região Sul. Em abril, temos uma franquia instalada em São Caetano do Sul, na Grande SP.

Mapa das Franquias: A Especialista do Lar expõe um plano ambicioso de abrir 50 novas franquias até o fim de 2018. Parece ótimo. Mas qual o passo a passo para atingir essa meta?

Luciano Lugli: Além do trabalho forte e estratégico para ampliar a expansão do negócio, estamos buscando aliança com grandes players do segmento para aumentar a oferta de serviços e aumentar o diferencial competitivo. Faremos investimentos na ordem de 1,5 milhão em tecnologia, contratação de pessoas, marketing, treinamento, pesquisa e inovação.

Mapa das Franquias: Planos de expansão para fora do Brasil: onde? Quais os entraves e diferenças culturais? E quais as facilidades que outros países podem oferecer?

Luciano Lugli: O Grupo, após consolidar a marca Especialista do Lar no mercado brasileiro, tem planos de replicar o modelo para países do Mercosul, como Argentina, Chile, Colômbia, México, Uruguai e Panamá. As diferenças culturais não atrapalham, ao contrário, elas agregam, pois o que queremos levar é, antes de qualquer coisa, um atendimento qualificado e comprometimento com a excelência no serviço executado. Vemos grandes oportunidades nessas regiões e estamos trabalhando nesse sentido.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito