A Cacau Show atualmente é uma das marcas mais conhecidas do mercado de franchising quando o assunto é chocolate. Tanto que a empresa foi a mais citada no Twitter durante a Páscoa deste ano, de acordo com dados de pesquisa E-Life entre os dias 26 de março até 8 de abril. A empresa criada em 1988 por Alexandre Tadeu da Costa está desde 2004 no ramo das franquias. No ano que virou franquia a rede possuía 131 lojas, já em 2013 elas passaram a ser 1570.
Há dez anos como franqueada da Cacau Show, Luzia Helena da Silva contou que é gratificante trabalhar com esta rede de franquias. Ela é sócia de três estabelecimentos com a marca em Porto Alegre. A mais antiga fica localizada na Rua Siqueira Campos. As outras são localizadas nas Avenidas Salgado Filho e Borges de Medeiros, todas no Centro Histórico da capital gaúcha. Luzia Helena explicou que abriu a loja por recomendação da filha, que é uma apreciadora de chocolate. Após trabalhar por anos em uma multinacional e depois abrir uma escola infantil (que durou 12 anos) ela resolveu dar um novo rumo a sua vida profissional.
A empresária explicou que após o franqueado ser aceito passa por uma fase de treinamentos em São Paulo, onde fica a matriz. Mas sempre há também os cursos de reciclagem, além de encontros anuais. “Ela (a Cacau Show) prima por isso, tanto que todo final de ano tem uma convenção anual em São Paulo que reúne os franqueados. Depois ao longo do ano tem reuniões. Dia 17 terá uma aqui em Porto Alegre, este ano já teve em Curitiba e em outras cidades. Estes programas não são somente para os franqueados, são também para os consultores”, salientou Luzia Helena.
Sobre os lucros, a empresária explicou que nunca precisou pedir crédito e sempre conseguiu bater as metas estipuladas, pois acredita que uma boa gestão dá resultados positivos. Sobre a concorrência ela foi enfática ao dizer que quando honesta, é excelente para os negócios. Contudo, Luzia disse que não sabe o motivo, mas em comparação ao ano passado o número de vendas caiu significativamente, principalmente após a Páscoa. “Isso é em todas as lojas, eu tenho conversado com pessoas de outros segmentos e elas me relatam isso”, disse. Luzia Helena falou que a meta geralmente é o acréscimo de 15% do que foi faturado no ano anterior e geralmente esse objetivo é batido no meio do ano. Porém, isto ainda não aconteceu ainda.
A Cacau Show pretende abrir 240 lojas em 2014, em todo o Brasil. Em 2013 a rede de franquias movimentou R$ 2 bilhões entre a indústria, os clientes, os varejistas e os franqueados. E produziu 18 milhões de quilos de chocolate. Os interessados em fazer parte desta rede de franchising devem saber que o mínimo de investimento é de R$ 90 mil. A empresa fornece além de treinamento, os produtos e o assessoramento aos franqueados.