A MOSTRATEC, a maior feira de tecnologia e ciência da América Latina, está de volta. De acordo com o site oficial do evento, a feira acontece entre os dias 25 e 27 de outubro, das 13h30min às 21h, na Fenac, em Novo Hamburgo/RS, com a participação de 8 países (Além do Brasil, Argentina, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Portugal e Taiwan estão inscritos) e com expectativa de 40 mil visitantes. A organização é da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e reúne jovens cientistas nacionais e internacionais.
Depois de dois no estilo virtual e com algumas atividades de forma híbrida, a edição deste ano será presencial e contará com 1.8 mil expositores e conta com 666 projetos: 329 na Mostratec (ensino médio e técnico) e 337 na Mostratec Júnior (fundamental com 264 e infantil com 73). A Happy, Maior Hub Educacional do Brasil, que prepara crianças e jovens para as profissões do futuro através do ensino de programação, oratória e educação financeira, marcará presença como expositora.
“A MOSTRATEC inspira e compartilha conhecimentos na área da tecnologia, divulga as principais tendências e estudos do Brasil e do mundo, e participar da feira e contribuir para a formação de pesquisadores e profissionais com capacidade de inovar e propor soluções nos ambientes acadêmicos vai ao encontro dos propósitos que construímos na nossa rede e serve de incentivo para os futuros profissionais que, hoje, estão sendo preparados na nossa escola. A educação pode e deve ter influência da tecnologia e da ciência, pois só assim conseguiremos acompanhar os avanços digitais e, por conseguinte, todas as suas contribuições no ensino e aprendizagem”, disse Otoniel Reis Filho, Gran Mestre e Diretor de Operações da Happy.
Além de empresas expositoras, a feira inclui eventos integrados, como o Seminário Internacional de Educação Tecnológica, Robótica Educacional, atividades esportivas e culturais e exposição de projetos ligados à Ciência, Biologia, Bioquímica, Engenharia, Educação e Humanidades, dentre outras. No stand da Happy, além de um ambiente que mostrará um mundo de criatividade e pesquisa, terão dois atendimentos para destacar o negócio com propósito: um com foco em parcerias com escolas para inserir o ensino da rede como extracurricular e outro para atrair alunos para a escola, mostrando que o estilo de ensino é capaz de transformar vidas.
“O objetivo é mostrar o que é o propósito da Happy para o maior número de pessoas possíveis. Vamos explicar que podemos dominar uma tecnologia (Code) e não sermos dominados por ela, que podemos trabalhar a educação financeira (Money) com crianças que passarão a entender que o mais importante não é o quanto se ganha, mas, sim, o que se faz para ganhar e organizar o dinheiro, mostrar também que uma boa comunicação (Speech) abre muitas portas. Ao dominar as três principais competências que os jovens precisarão ter no mercado de trabalho nesse século XXI, nossos alunos se tornarão pessoas melhores e com vontade de mudar o mundo”, explica Vítor Cândido, franqueado da unidade Happy de São Leopoldo/RS.
E para envolver ainda mais o público, o franqueado ressalta que haverá também um segundo espaço para oficinas de desenvolvimento de jogos gratuitas durante os três dias de feira, onde estarão os professores com os computadores, para que as pessoas que quiserem aprender a desenvolver o próprio jogo possam realizar essa primeira experiência a partir do projeto mão na massa. Além disso, Debora Noemi Inouye, Cônsul Happy, especialista em tecnologia e criadora da metodologia LET (Lean Education Technology), estará no stand e conseguirá explicar sobre seus benefícios.
“É uma honra vivenciar essa experiência enriquecedora, sobretudo no cenário a qual atuamos, com toda a nossa proposta, metodologia ligada à tecnologia e crescimento nos últimos anos. Será um prazer explicar sobre a nossa metodologia ativa que coloca o aluno como protagonista, potencializando e desenvolvendo habilidades e competências essenciais para alcançar o sucesso profissional”, ressalta Debora Noemi Inoye, Mestre em Tecnologia Educacional; 1ª estrangeira a obter o diploma STEM pelo NISE (National Institute for STEM Education).
Além dessas atrações, a Happy se envolve como patrocinadora da Feira, premiando alunos com os melhores projetos. “Daremos bolsa de estudos aos alunos do Ensino Fundamental I e II que tiveram as melhores avaliações nos seus projetos. Além disso, premiaremos, ao aluno com o melhor projeto, com uma passagem área para representar o Brasil em Dallas – Texas, na Feira Internacional Broadcom Masters. A Feira MOSTRATEC é a única Feira do Brasil que tem peso e qualifica um projeto para que o aluno participe do Broadcom Masters”, ressalta Vítor Cândido.