Duckbill muda a logística durante a pandemia e fatura R$ 20 milhões

Com mais de 80 unidades prestes a inaugurar e 100 em funcionamento, a rede mostra a importância de estar à frente das novidades para crescer no mercado

Mesmo diante a crise causada pela pandemia, as franquias de alimentação ainda são as que mais faturam no setor. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento movimentou mais de R$ 40 bilhões no último ano. Isso se dá ao fato das marcas estarem presentes em um mercado essencial e com uma variedade de modelos que poucos setores possuem.

Outro ponto que manteve o crescimento no setor, é o fato das empresas estarem sempre atentas às novidades e conseguirem se adaptar de acordo com a situação. O Food Trend Report 2021, estudo feito pela consultoria especializada em alimentação, Galunion, mostra que durante a pandemia 79% dos entrevistados acreditam que merecem desfrutar de alimentos indulgentes – aquele que dá prazer –, como cookies, bolos, salgados e brownies.

Segundo a ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café – o consumo do café aumentou, mesmo que timidamente ano passado. Foram mais de 20 milhões de sacas, um aumento de 1,3% referente ao período anterior. Um dos motivos desse aumento, vem da população em home office que utiliza da paixão pela iguaria para buscar inspiração e manter-se na rotina.

Sabendo desse cenário, a Duckbill, rede de franquia de cookie & coffee shop, passou os últimos meses investindo em melhorias internas para garantir a qualidade das entregas. “Nossa principal preocupação é cumprir com as medidas de segurança da OMS e ao mesmo tempo garantir que os clientes tivessem a mesma experiência de prazer e qualidade em casa que eles possuem ao visitar uma loja nossa”, comenta Mikeias Costa, um dos sócios da marca.

Além da melhoria na logística, a marca adquiriu acessórios que permitem que os clientes continuassem recebendo seus cookies e bebidas na temperatura e com a qualidade certa, sempre com um agrado criado durante a pandemia, que é sempre escrever uma palavra de carinho nas embalagens. “Isso fez com que nossas vendas em delivery aumentassem em 40%”, pontua o empresário.

Hoje a marca possui um acordo de exclusividade com o iFood e a expectativa é que a rede ultrapasse a marca de 30 mil pedidos por mês. Com o investimento em logística e melhorias internas, a rede faturou cerca de R$ 20 milhões em 2020.

Segundo a ABF, o crescimento do delivery, assim como o bom desempenho das lojas de conveniência, ajudaram a reduzir o impacto sofrido pelo segmento. Diante deste cenário, franquias como a Duckbill, mostram que estar sempre em busca de melhorias é um grande diferencial para quem busca se destacar no mercado.

A rede foi fundada em 2016 por Rafael Naves, que testou 42 receitas até chegar na fórmula do cookie perfeito. “A cozinha para mim sempre foi um espaço para relaxar e se tornou um laboratório onde eu testei receitas do mundo inteiro. Para algumas eu precisei de ajuda do Google tradutor”, pontua Naves.

Foram 6 meses investindo nos testes de temperatura no forno, seleção de ingredientes, e no hábito de manter o que era bom em uma receita e transformar o que não dava certo em outra. Atualmente, nas unidades da marca existe uma grande variedade de sabores. “Os mais vendidos são o Ao Leite e o Cookie Dark. Porém os meus favoritos são o White Lemon e o Cookie Red Velvet”, comenta Rafael.

Além da especialidade da casa, há outras delicias no cardápio, como sanduiches, coxinha, assados e diversos tipos de bebidas, com destaque especial para o café que se possui um blend exclusivo que é 100% arábico, com pontuação 83 SCAA (Speciality Coffee Association of American) e colhido na alta mogiana, ou seja, um produto especial para os amantes da bebida. Os clientes podem usufruir tanto em loja física quanto saboreá-lo em casa, pois a marca disponibiliza em três versões: Sachê (drip coffee), cápsulas compatíveis com máquina Nespresso e a versão cappuccino.

Em 2018, a Duckbill se associou ao grupo 10x e ingressou no franchising com um plano de expansão arrojado, a meta da rede é atingir 500 unidades em 5 anos por todo Brasil e América Latina. “Quando entramos para o grupo, possuíamos apenas a unidade de Franca, nossa unidade piloto, mas só de conhecer o projeto foi o bastante para inspirar os empreendedores que entravam em contato conosco”, afirma Rafael.

Hoje a marca possui mais de 100 unidades em operação e mais de 80 para inaugurar em 2021 e não para por aí, a rede também está em busca de franqueados no Oriente Médio e Estados Unidos.