A preocupação dos brasileiros com a saúde, a estética e o bem-estar rendeu ao setor fitness um faturamento de R$ 6,5 bilhões em 2014 – somente a indústria nacional de suplementos nutricionais fechou 2015 com um faturamento de cerca de R$ 1,4 bilhão, com crescimento de 15% de produção, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais (Brasnutri). Os impactos positivos do segmento afetaram também os negócios da Dr. Shape, maior rede de franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos do Brasil: só em 2015, foram inauguradas oito lojas franqueadas em todo o País, além de uma mega matriz em São Paulo, reinaugurada no segundo semestre deste ano.
Localizadas em Campos de Goytacazes (RJ), Mafra (SC), Brasília (DF), Itabuna (BA), Feira de Santana (BA), São Luís (MA), São Carlos (SP) e Divinópolis (MG), as novas lojas da marca fazem parte do plano de expansão da empresa, que fechou 2015 com 25 unidades em funcionamento, no total, e outras 22 em fase de implantação. Para 2016, a expectativa é que a Dr. Shape inaugure 27 unidades. “Em 2015, passamos de 17 para 25 lojas, um crescimento bastante expressivo, de quase 50% em número de lojas. Estamos muito felizes”, comemora o sócio-franqueador, Roberto Kalaes.
Mesmo num ano de crise, a franqueadora decidiu investir em sua loja matriz, realizando uma grande obra para sua reinauguração. Instalada no Centro da cidade de São Paulo, a mega loja conta um novo espaço, com 300m² de conforto e um mix de produtos ainda mais completo para os clientes. Além dos artigos esportivos, vitaminas e suplementos, já tradicionais na rede, a matriz também prioriza a alimentação saudável, considerada a nova tendência do mercado, oferecida no próprio local para lanches e refeições rápidas. Outra novidade é o espaço Vitafor, onde podem ser encontrados todos os produtos deste fabricante em um único local. Além disso, a loja conta também com uma área reservada para treinos funcionais e práticas de esportes.
Segundo Kalaes, durante períodos de crise, não existem facilitadores – e, sim, trabalho e investimento redobrados para a conquista dos melhores resultados possíveis. “A expectativa da rede com o novo espaço é se firmar ainda mais como uma das melhores lojas do Brasil no segmento. Mesmo numa época de retração econômica, não nos privamos de fazer este investimento porque acreditamos no potencial do mercado”, destaca.
Lançamento no segundo semestre de 2016: dois novos modelos de franquia
Com foco total para evitar a crise, a Dr. Shape segue de olho nos interesses de seus clientes, com investimentos que visam o oferecimento de um mix de produtos maior e mais acessível, com o melhor custo-benefício do mercado. Outro foco da marca é a finalização de dois novos modelos de franquias de pequeno porte, que deverão ser oficialmente implantadas em 2016: o ponto de venda avançado e uma loja móvel. Ainda em formatação, esses dois modelos só serão lançados no segundo semestre e não têm números de investimento fixados ainda.
“2015 foi um ano desafiador para diversos segmentos no Brasil, porém, com foco e esforços redobrados, conseguimos nos sustentar – e até crescer – diante da crise. Para aumentarmos esses números no que se iniciará, investiremos em estratégias de mídia, reforçando nossa inteligência digital, com foco na fidelização dos clientes”, finaliza o empresário.
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