O mercado de franquias nordestino vem registrando ótimos números nos últimos anos. Conforme o levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), somente no ano passado, o Nordeste gerou um faturamento total em suas operações de mais de R$ 34 bilhões.
Com isso, o setor de franquias na região registrou um aumento de 9,4% em relação ao ano anterior, além de uma alta de 6,9% no que se refere ao número de unidades franqueadas, chegando a mais de 28 mil operações, segundo a ABF. Um dos motivos para esse ambiente favorável é a diversificação do mercado.
Uma franquia que nasceu na região e que vem se expandindo pelo local é a Dona Help – marca do segmento de limpeza e conservação que faz parte do Grupo Acuidar – que irá inaugurar a sua segunda unidade franqueada, dessa vez na cidade de Recife/PE, no dia 12 de agosto.
A unidade será comandada por um casal experiente no setor de franquias: Lívia Ramalho, 32 anos, e seu esposo Josenildo Ramalho, 40 anos. Os empresários já contam com uma unidade da Acuidar, franquia especializada em cuidados de pessoas, e agora partem para um novo segmento.
“Ao saber dessa nova marca que chegou para integrar o Grupo Acuidar, conhecendo a referência e credibilidade quanto a prestação de serviço a nível nacional, eu e meu esposo resolvemos iniciar esse novo desafio e adquirir uma franquia Dona Help, que já se encontra a todo vapor para a sua inauguração”, comenta Lívia.
Início no franchising
Antes de empreender, Lívia e seu marido atuavam no serviço público no estado da Paraíba. Porém, em 2018, os proprietários do Grupo Acuidar, Jéssica Ramalho e Dr. Vitor Hugo fizeram o convite para investir em uma unidade da marca, onde eles aceitaram e empreenderam em uma operação.
“Devido a excelência dos serviços prestados na cidade de João Pessoa, acreditamos no modelo de negócio, que já era testado, sólido e com um completo know-how. Com isso, nos mudamos para a cidade de Recife, onde a nossa unidade está situada, completando seis anos desse investimento”, conta Ramalho.
Explorando um novo mercado
Agora, entrando em um novo nicho, os empresários terão que conciliar as duas marcas. Porém, pelo fato de contarem com uma equipe administrativa completa, que realiza toda gestão operacional da empresa, os possibilitam ter uma melhor gestão de tempo e investir em outros negócios. Com esse ambiente, eles visualizam que terão um retorno positivo dentro do setor de limpeza.
“Aqui no Brasil, ano após ano, o mercado de limpeza vem tendo um grande crescimento e movimentando muito a economia. Acredito que essa estimativa continuará, pois a higienização é uma preocupação para as pessoas e empresas, gerando uma grande demanda no setor”, avalia a franqueada.
Já em Recife, a empresária observa um mercado dinâmico e diversificado, que abrange tanto serviços residenciais quanto comerciais. “É uma cidade com grande concentração de empresas, escritórios, condomínios residenciais e comerciais, o que cria uma demanda constante por serviços de limpeza profissional e, consequentemente, mais oportunidade de trabalho para diversos profissionais.”
Expansão
O investimento inicial feito pelos empresários foi de R$ 52 mil, incluso a taxa de franquia, capital de giro e custos de instalação. O objetivo dos franqueados é investir em mais operações em outras cidades brevemente.
“Esperamos faturar mais de R$ 100 mil nos primeiros seis meses de operação, mais de R$ 500 mil no primeiro ano e mais de R$ 1 milhão a partir do segundo ano de funcionamento”, finaliza Lívia.