No dia 19 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, a data marca uma iniciativa da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), que visa incentivar o empreendedorismo feminino. Desde 2016, quando os dados começaram a ser contabilizados, o número de empreendedoras no país dobrou. Segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor 2021 (GEM), realizada em parceria com o Sebrae, o Brasil possui 43 milhões de empreendedores, dos quais 45,6% são mulheres, ocupando a sétima posição no ranking mundial.
Um fato que vale destacar é que mulheres costumam empregar mulheres. De acordo com a pesquisa Instituto Rede Mulher Empreendedora 2021, 45% dos empreendimentos liderados por elas são majoritariamente femininos e sete em cada dez empreendedoras possuem sócias mulheres. Na hora de optar por um negócio próprio, 82% delas empreendem por necessidade e 60% para fazer a diferença no mundo, aponta levantamento do Sebrae-PR Empreendedorismo Feminino 2022. Para motivar mais mulheres a empreender, listamos abaixo quatro histórias inspiradoras empresárias de sucesso.
Patrícia Turmina (28) é a empreendedora por trás da Royal Trudel, rede de franquias do segmento de alimentação especializada em Trudel, que faturou R$20 milhões em 2021 e almeja fechar 2022 com R$30 milhões. Sem nunca ter provado ou visto um trudel, doce originário da Romênia, Patrícia, que é formada em administração de empresas, conheceu o doce apenas por foto, quando os pais retornaram de uma viagem feita ao Leste europeu. Depois de muitos testes para chegar à massa ideal e com capital emprestado pela família, ela abriu a primeira loja em 2016. O doce caiu no gosto dos brasileiros e faturou, por cinco vezes consecutivas, o título de melhor doce de Gramado/RS. Dois anos depois, a Royal Trudel entrou para o franchising e, atualmente, conta com mais de 50 lojas espalhadas pelo Brasil. Patrícia conta que aos poucos foi aprendendo a equilibrar todos os pontos de como empreender: “Foi um aprendizado doloroso. Hoje, muita coisa eu delego, mas não abro mão de continuar preparando a massa, para manter a receita em segredo”, explica.
A trajetória de empreendedorismo de Danyelle Van Straten, CEO da Depyl Action, começou ainda na adolescência, ao lado de sua mãe, Dona Glaci, fazendo feiras por todo Brasil. Danyelle explica que quando começaram, há 26 anos atrás, depilação era uma tortura e, dessa necessidade, nasceu a Depyl Action: um ambiente especializado em depilação, sem hora marcada, com higiene, conforto e privacidade. A gente não imaginava que iria virar uma rede, mas acredito que empreender tem a ver com melhorar a vida das pessoas. Hoje, a rede conta com mais de 100 lojas e fatura R$ 130 milhões/ano oferecendo as melhores soluções para o tratamento do pelo, indo muito além da depilação com cera que foi o início de tudo. Hoje tem laser, luz pulsada, design de sobrancelhas e embelezamento do olhar. Ela brinca: Fazemos a gestão completa do pelo. Ao perguntar para Danyelle qual o maior desafio que enfrentou para empreender, ela responde: Acredito que foi aprender a equilibrar família e negócio. “Não somos só empreendedoras nas nossas empresas, nós empreendemos na vida, como mães, filhas e mulheres. Somos tudo isso junto e misturado”.
Fundadora da Nutty Bavarian no Brasil, Adriana Auriemo conheceu as castanhas glaceadas em uma viagem aos Estados Unidos, em 1996. Recém-formada em administração de empresas, ela estava assistindo a um jogo de basquete quando sentiu o aroma adocicado das nuts. Comeu, apaixonou-se e foi atrás do fundador da empresa para trazê-la ao Brasil, conseguindo a licença para comercializar a marca com exclusividade na América do Sul. Atualmente com cerca de 120 unidades franqueadas em todo país, a Nutty Bavarian tem ainda outras frentes de negócios como vendas para grandes varejistas e cobranding. A empresária acredita que para manter o bom andamento do negócio é importante “conhecer os desafios, estar sempre inovando e manter-se informada sobre as inovações e necessidades do mercado”, diz.
Natiele Krassmann e Veronica Sellah se conheceram em um evento de negócios em Nova Iorque, nos Estados Unidos, viram que suas aspirações eram muito similares e decidiram unir forças para empreender. Assim, em 2016, surgiu a Criamigos, única rede especializada na personalização de pelúcias do país. “Na época, ouvimos muito que éramos malucas, que estávamos pensando num negócio desenhado na contramão de todas as estatísticas, que apontavam a ascensão do comércio eletrônico e da gamificação e o encolhimento do varejo físico”, destaca Veronicah. Hoje a franquia fatura cerca de R$120 milhões, com mais de 50 unidades, em todo país. A meta é chegar a 100 oficinas e estar presente em todos os estados do país até final de 2023.