Do Rio de Janeiro para São Paulo: franquia de pet-móvel tem o estado como uma das regiões mais promissoras para receber o negócio

Planejamento da marca Au-All Pet Móvel é atingir entre 40 e 50 unidades da franquia na região paulista até o fim de 2023

O mercado pet brasileiro segue em tendência de alta, com um faturamento de R$ 51,7 bilhões no ano passado, registrando uma alta de 27% comparado ao mesmo período de 2020, segundo o Instituto Pet Brasil. Uma das regiões que tem ganhado cada vez mais destaque nesse setor é o estado de São Paulo, que também está registrando aumento em empresas do segmento.

Em um relatório desenvolvido pela DataHub (plataforma de análise de dados que conta com o cadastro de aproximadamente 50 milhões de empresas) apontou que o estado paulista é o que concentra mais empresas do ramo pet com 33%. Logo após vem Minas Gerais (10,26%), Rio de Janeiro (10,24%), Rio Grande do Sul (8,48%) e Paraná (7,01%).

Segundo a Base de Empresa Cognatis com dados da Receita Federal, no ano passado a cidade de São Paulo contava com o maior número de empresas voltadas para o cuidado com pets, sendo mais de 10.300 empresas, entre pet shops, banho e tosa e hotéis. Esse número é praticamente o dobro do segundo maior mercado, que é o Rio de Janeiro, contando com pouco mais de 5.600 empresas.

Além disso, de acordo com a Abinpet (Associação Brasileira de Produtos para Animais de Estimação), a população pet no Brasil é de 141,6 milhões, com 55,1 milhões de cães, dos quais 40% estão na região sudeste. E 24,7 milhões de gatos, sendo 32,6% desses animais estão nessa mesma região, ficando atrás apenas do Nordeste, que possui 33,4%.

Expansão para São Paulo

Com números tão positivos e com um mercado em constante crescimento, a rede Au-All Pet Móvel – primeira e única franquia de pet móvel do Brasil, com serviços de banho e tosa em domicílio – enxerga o estado de São Paulo e a capital com bons olhos para a expansão do negócio.

“O mercado paulista, a exemplo de outros setores, é sem dúvida o maior para o nosso segmento também. Com isso, acreditamos que para o público que nós atendemos, através da comodidade que oferecemos, indo até a casa do cliente, seremos um diferencial para a região”, comenta a CEO da franquia Mônica Branco.

A CEO da rede destaca que o alto número de pets domésticos no estado de São Paulo é um dos principais atrativos para iniciar a expansão da franquia por essa região. “Na capital, o estilo de vida corrido do paulistano é o que nos atrai, pois oferecemos justamente o que eles estão buscando, comodidade e praticidade.”

Oferta e demanda da região

Atualmente, o estado paulista conta com muitos pet shops físicos, porém, essas empresas não oferecem a praticidade e agilidade que os clientes necessitam.

“É importante ressaltar que nesses pet shops também temos o incômodo gerado pelo uso de gaiolas, que são necessárias desde o momento em que o pet é buscado em casa até voltar após o atendimento. No nosso atendimento em domicílio, isso não ocorre, pois vamos com a nossa van até a casa do cliente e realizamos todo serviço lá, sem a necessidade de gaiolas”, explica Mônica.

Fora isso, os tutores podem acompanhar seus pets durante todo o procedimento sem sair de suas casas, podendo ver como eles se sentem e como estão sendo cuidados. “Tendo isso em mente e por ser uma região grande a ser explorada, nós buscamos chegar entre 40 e 50 unidades nessa região até o fim do ano que vem”, detalha a CEO da franquia.

Modelo inovador

A franquia conta com três modelos de negócio, tendo como diferencial entre eles o modelo do carro e a autonomia de energia e água.

“Em qualquer um dos modelos nós realizamos os mesmos serviços, gerando conforto, qualidade e segurança. Oferecemos do banho comum ao terapêutico, tosa na tesoura ou na máquina, higiênica, além da tosa de raças específicas como, por exemplo, a técnica trimming. Além disso, o tempo gasto para a execução dos serviços também é o mesmo”, conta a CEO.

Os valores para investimento na franquia variam de R$ 213 mil para o modelo Pocket, R$ 362 mil no modelo Classic e de R$ 375 mil na versão Premium. O faturamento bruto médio mensal é de R$ 21 mil, com o prazo de retorno entre 26 e 45 meses.