Para conseguir atingir novos públicos, é necessário estar sempre atento às novidades do mercado e trazer inovações para a marca. Oferecer produtos ou serviços que se complementam é fundamental para se diferenciar da concorrência, sendo uma técnica usada para melhorar a experiência do cliente, aumentando as vendas e consequentemente o faturamento.
Essa estratégia também ajuda a fidelizar clientes, uma vez que eles indicam os serviços ou produtos para outras pessoas, aumentando o ticket médio do consumidor. Não só o faturamento aumenta, mas a visibilidade da marca também, se destacando da concorrência e fortalecendo sua posição no mercado.
Essa diversificação atende às necessidades de cada tipo de cliente, criando uma experiência positiva e memorável para eles. “Essa satisfação é crucial, pois clientes satisfeitos são mais propensos a recomendar a marca a amigos e familiares, funcionando como promotores naturais/orgânicos”, afirma Jéssica Ramalho, CEO da Dona Help.
Por isso, a franquia especializada no serviço de limpeza quis inovar e conquistar um novo espaço no mercado, oferecendo vários serviços complementares, como limpeza pré-mudança, limpeza pré e pós evento, limpeza condominial, limpeza pós obra, limpeza empresarial e residencial, além de serviços complementares como piscineiro, cozinheiro, copeira, jardineiro, motorista e passadeira. Jéssica conta que pensou em trazer essa diversificação desde o início. “Abrimos a Dona Help com a intenção de proporcionar um leque de opções que garantisse mais conforto e comodidade para os nossos clientes, destacando-nos da concorrência. Identificamos essa necessidade porque compreendemos que, ao oferecer uma gama diversificada de serviços, poderíamos atender de forma mais completa e personalizada às diferentes demandas.”
De acordo com a CEO, uma outra vantagem da diversificação de serviços é o enriquecimento do portfólio da marca, já que isso fortalece a proposta de valor e amplia o alcance da franquia no mercado. Os franqueados se destacam por usar soluções adaptadas a diferentes realidades enquanto clientes se tornam leais à marca, por saberem que ela oferecerá serviços ou produtos que suprem suas dores. “Além disso, a possibilidade de oferecer serviços personalizados e especializados contribui para a percepção de qualidade e confiabilidade, resultando em maior satisfação e recomendação dos clientes”, comenta a CEO.
Como colocar em prática?
Para diversificar os produtos ou serviços, é necessário fazer um planejamento detalhado, buscando identificar a necessidade e os desejos dos clientes, além de enxergar novas possibilidades no setor e entender o funcionamento do mercado. “Para escolha de serviços complementares da Dona Help, fizemos uma análise cuidadosa das necessidades e desejos dos clientes, bem como das oportunidades identificadas no mercado. Observar o mercado é essencial para essa decisão, pois permite identificar e entender as lacunas existentes e as demandas não totalmente atendidas”, explica Jéssica.
Ficar de olho na concorrência é importante para entender o que funciona para determinado público e também ajuda a aprender com os erros já cometidos por outras empresas do ramo. “É importante observar aspectos como a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, a abordagem de atendimento ao cliente, as estratégias de marketing e a inovação. Com essas informações, é possível ajustar e aprimorar suas próprias ofertas para atender melhor às necessidades dos clientes e criar um diferencial competitivo, garantindo que seu negócio se destaque no mercado”, complementa a empresária.
A franquia
A Dona Help oferece várias opções de serviços de limpeza personalizados para atender às diversas necessidades dos clientes, incluindo limpeza condominial, residencial, além de opções específicas como limpeza pré e pós-evento e serviços de mudança. “Nosso objetivo é garantir que cada situação receba a atenção e o cuidado que merece, proporcionando uma limpeza eficiente e adaptada às circunstâncias específicas. Com isso, buscamos oferecer conforto e praticidade, tornando a experiência de nossos clientes mais conveniente e satisfatória”, reforça a CEO da franquia.
A rede conta com o modelo home office, com investimento inicial a partir de R$ 41 mil reais, incluindo a taxa de franquia, o capital de giro e a taxa de instalação. Nesse modelo não é necessário contratar funcionários e o faturamento médio mensal gira em torno de R$ 100 mil. O prazo para o retorno do investimento varia de 10 a 14 meses.