Diferenciais Petland fazem da franquia negócio atraente para empreendedores

A Petland chegou ao número de 100 lojas em cinco anos e meio no Brasil, e se consolidou no último ano como a maior rede de franquias do setor no país. Esse bom desempenho também garantiu à Petland do Brasil a posição de primeira no mundo em número de unidades (R$ 115 milhões em 2019, crescimento de 20%).

Um dos segredos é o foco da marca em lojas de bairro, com atenção a atendimento e serviço, junto de um mix variado de produtos na medida certa, além de preços competitivos. O CEO da marca Rodrigo Albuquerque explica que “o grande diferencial é criar uma boa experiência tanto no atendimento como nos serviços para o cliente, pois é isso que gera a fideliza. Eles querem informação para decidir uma compra, aprender coisas que não sabiam sobre seus pets e como cuidar melhor”.

Entretanto, para entrar no ramo e assumir uma unidade é preciso mais do que apenas ser apaixonado por animais: é fundamental gostar de pessoas. “Buscamos franqueados que lidem bem tanto com os funcionários quanto com os tutores. Essa pessoa precisa saber trabalhar com metas, gostar de desafios, colocar a mão na massa, e ter um mínimo de entendimento de números”, explica Albuquerque.

Justamente para garantir que as lojas tenham um atendimento e gestão de qualidade, de forma padronizada, a Petland possui ferramentas como a Universidade Petland. Trata-se do programa de treinamento da empresa, que orienta venda, atendimento, gestão e administração.

Megalojas não são concorrentes. De acordo com o executivo, os principais pilares do negócio da Petland são os serviços, o atendimento, a conveniência e a experiência de compra personalizada, que é diferente das megalojas, que possuem um outro modelo de negócio. Atualmente os principais concorrentes da empresa são as milhares de lojas de bairro. Para se ter uma ideia, de acordo com o Instituto Pet Brasil (2018) dos 31 mil pet shops no país, pet shops de bairro são mais de 25 mil, ou praticamente 80% de todo o varejo pet. Megalojas regionais são 1,3% da rede varejista, e megalojas nacionais, 0,5%.

Os 10 mandamentos para o novo franqueado:

  • 1- Trabalhe. Não há como obter sucesso sem muito esforço;
  • 2- Tenha bons sócios, com perfis diferentes do seu;
  • 3- Monte um bom time, porque sozinho não se cria uma empresa;
  • 4- Invista tempo nas pessoas, com bom treinamento e feedback;
  • 5- Seguir o modelo de negócio da Petland;
  • 6- Tenha metas claras e foque no resultado;
  • 7- Comunique-se bem: seja claro e franco;
  • 8- Seja ágil para tomar decisões e para corrigir erros;
  • 9- Comemore as pequenas vitórias. Uma grande conquista é feita de várias outras menores;
  • 10- Nunca pare de aprender. Não acompanhar mudanças é ficar para trás