Com tanta competitividade presente no mercado e com os limitadores impostos pelas dificuldades da crise, todo franqueado que possui um ponto comercial precisa ser criativo nas formas como irá promover seus produtos.
Se você está à procura de soluções para se inspirar e inovar na oferta dos produtos da sua franquia, confira 10 formas diferentes de realizar a promoção do seu negócio.
1- Cadastre seus clientes
Mantenha atualizado o cadastro dos seus clientes, coletando dados como telefone e e-mail para realizar ofertas especiais via SMS, campanhas de e-mail marketing e outros canais.
2- Invista em sugestões eficientes
Sugira ideias de presentes baseadas nos históricos de compras de seus clientes e as datas comemorativas mencionadas por eles.
3- Construa relacionamentos
Priorize não apenas as vendas imediatas, mas também as futuras, construindo relacionamentos a médio o longo prazo, acompanhando os históricos de compra e relacionamento do cliente com sua marca.
4- Invista no pós-vendas
Sempre realize pós-vendas, consultando a opinião do cliente e conhecendo o grau de satisfação dele.
5- Ofereça prêmios e vantagens
Ofereça cupons de desconto e outros tipos de benefícios para beneficiar clientes com maior interação e para atrair clientes que estão afastados, por exemplo.
6- Crie ações em múltiplos canais
Crie divulgações especiais em redes sociais e vincule estas promoções à presença na loja física para que o cliente receba o benefício e seja estimulado a comparecer em sua franquia.
7- Promova eventos
Realize eventos temáticos em sua loja, convidando seus clientes para participarem. Podem ser workshops, pequenos cursos ou palestras, por exemplo.
8- Inove na apresentação de produtos
Para franquias que vendem roupas, por exemplo, vale à pena utilizar manequins dinâmicos, com partes articuladas e expressões personalizáveis que ajudem na identificação com o estilo.
9- Utilize exposições de produtos estratégicas
Mude a posição dos produtos mais de uma vez por semana, para renovar o visual da loja e torna-la mais atraente para todos os clientes
10- Aproveite os recursos da internet
Invista em campanhas com links patrocinados na internet para segmentar seu público e otimizar seus recursos próprios com propagandas.
Cuidados do franqueado antes de lançar promoções
Apesar de todas estas e muitas outras oportunidades disponíveis para promoção, é importante lembrar que donos de franquia precisam tomar alguns cuidados para não infringir regras do seu contrato com o franqueador.
Antes da realização ou participação em grandes eventos, por exemplo,é indispensável checar se o público-alvo que estará presente realmente está alinhado com as diretrizes da rede.
Quanto a possíveis mudanças na disposição dos produtos e a produção de materiais promocionais como folders e banners, por exemplo, também é necessário checar se as mudanças não afetarão o layout e as especificações visuais indicadas pela franquia.
Caso pontos como estes não sejam observados, dependendo da gravidade da infração contra as especificações técnicas e operacionais da rede, pode ocorrer até mesmo a rescisão do contrato de franquia.
Devido a este risco, antes do lançamento de qualquer campanha, o ideal é se comunicar com o franqueador e até mesmo trocar experiências e boas práticas com os atuais franqueados, donos de outras unidades.
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