No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Turismo. A data é solenizada para celebrar a atividade que é responsável por girar a economia de muitas partes do mundo – inclusive no Brasil. Por aqui, o segmento tem um bom desdobramento. Em 2015, de acordo com a ABF – Associação Brasileira do Franchising, o faturamento das franquias de turismo e hotelaria alcançou a marca de R$ 10,2 bilhões, crescimento nominal de 9% em comparação ao ano anterior.
Mesmo com a recente crise econômica, o aumento do dólar e a elevação média do preço das passagens aéreas, o setor registrou o maior crescimento do mercado, ficando atrás apenas da indústria de acessórios e calçados (com 12%) e negócios, serviços e outros varejos (com 10,2%).
O conceito de turismo pauta-se no deslocamento de pessoas entre diferentes lugares em um período definido, não ultrapassando a margem de um ano. Apesar do turismo a negócios ser uma das principais fomentadores de viagens, essa finalidade não é caracterizado como o turismo em si. Fato é que, a prática, além de proporcionar alternativas de lazer para muitas pessoas, movimenta a economia e gera uma grande quantidade empregos.
Henrique Mol é diretor executivo da Encontre Sua Viagem – rede especializada em serviços turísticos, atuante no mercado há cinco anos. Fundada com o objetivo de oferecer as melhores experiências por preços bem acessíveis, a franqueadora fundiu seu conceito por todo o território nacional conquistando mais de 500 unidades franqueadas.
Segundo Mol, apesar da crise que intimidou possíveis investidores, a marca seguiu desenvolvendo seu modelo de negócio e serviços, potencializando o turismo no país. “O brasileiro tem o dom de se refazer. Nesses últimos tempos, vimos nossos clientes trocando destinos internacionais pelos nacionais, não deixando de viajar. Empreendedores optaram por negócios rentáveis e de menor investimento, caso que evidenciou nossa modalidade home office” falou o diretor.
O sistema apontado por Henrique caiu no gosto dos brasileiros por otimizar custos e garantir um renda estável ao mês. A partir de R$3 mil, já é possível adquirir o negócio que não necessita de um ponto comercial e de grande infraestrutura de instalações. Ao contrário, pode ser conduzido com o suporte de notebook com acesso a internet e telefone – garantindo ao empresário o faturamento líquido de R$5 mil.
Além do citado acima, a Encontre Sua Viagem proporciona ao mercado outras duas formas de entrar no setor por meio da rede; modalidade Loja a partir de R$45 mil e faturamento líquido de R$14 mil e a categoria Quiosque com o equivalente a R$47 mil, com retorno financeiro líquido de R$7.800.
Faturando com o negócio
O bom faturamento das agências de turismo se torna, inclusive, um fator importante para empreendedores que se encontram em dúvida sobre qual setor oferece um vantajoso retorno do investimento. Aliás, as possibilidades que o mercado oferece quanto bem trabalho, possibilita que os ganhos aumentem.
As características e tendências de mercado a serem exploradas são muitas, e vão além das promoções e planos de fidelidade… Henrique enumera algumas dessas possibilidades de segmentação para nichos específicos de mercado:
– Turismo executivo: este é voltado para quem precisa viajar a trabalho. Para este grupo, existem planos diferenciados para viagens frequentes. Investir em transporte e estadia confortável e que atenda as necessidades dos clientes faz a diferença neste momento.
– Clientela Internacional: com os eventos olímpicos que aconteceram no país, a imagem do Brasil no exterior aumentou, intensificando a demanda de estrangeiros que procuram o país como destino.
– Turismo rural: o turismo rural é uma das fortes tendências, já que o país abrange e oferece uma diversidade de atrações e atividades. Entre elas: pescaria, cavalgadas, contato com a natureza, trilhas e outros.
– Ecoturismo e aventura: este tem como objetivo alcançar o turismo de aventura, como, por exemplo: rapel, trilhas e outras atividades.
– Turismo da Terceira Idade: essa turma possui renda, disponibilidade de tempo e vitalidade para viajar. Esta é uma boa oportunidade de captar e fidelizar clientes.
– Turismo de Intercambio: os estudantes estão cada vez mais interessados em conhecer outra cultura e idioma gerando vivacidade a fila do turismo de intercambio.
“Acreditamos que o mercado de turismo cresça bem nos próximos anos, principalmente pela infraestrutura, “legado” de grandes eventos, e o restabelecimento da economia. Por isso temos planos de audaciosos. Planejamos nos próximos anos a internacionalização da marca, ou seja, abrir unidades fora do país”, finalizou o empreendedor.
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