Segundo a ThredUP, uma das principais plataformas de revenda de roupas nos Estados Unidos, o mercado global de vestuário de segunda mão crescerá 3 vezes mais rápido do que o mercado global de vestuário em geral. Além disso, 74% dos compradores acreditam que seus hábitos de consumo individuais têm um impacto significativo no planeta, e que uma compra não inteligente e desenfreada é prejudicial ao meio ambiente. Diante dessa realidade, um setor que se destacou e gerou grande movimento na economia foi o segmento de peças de segunda mão.
A rede de Brechó e Outlet infantil, Arena Baby, fundada pelos irmãos Giovanna Domiciano e Flávio Thenorio, faz parte do segmento de franquias e se destaca também por ser uma empresa eco econômica, principalmente por estar sempre preocupada com a preservação do meio ambiente em diversos detalhes.
Extremamente sustentável, desde sua concepção – reutilização de roupas – até o operacional das lojas, as peças da Arena Baby passam por uma avaliação minuciosa, onde é verificado se há manchas ou qualquer outra avaria. Sendo possível encontrar produtos novos nas lojas, que podem ser identificados por tags recicláveis, além de evitarem sacolas plásticas.
“Desde pequena, a cultura do reuso esteve fortemente no meu dia a dia. Poder disseminar isso em um modelo de negócio lucrativo e sustentável é muito gratificante. Além disso, ao reutilizar as peças e deixar novos produtos na loja, o cliente também estará ajudando outra família que estará comprando item de qualidade com valor bem abaixo do mercado”, comenta Giovanna Domiciano.
Hoje a rede conta com 13 unidades, 4 próprias, 9 franqueados sendo 2 multifranqueados e 8 unidades em fase de implantação. “Nossas expectativas para a rede são bem otimistas. Uma das grandes vantagens do nosso modelo de negócio é a regularidade de resultados durante o ano inteiro”.
Ainda segundo pesquisas feitas pela ThredUP, em 2021, 244 milhões de consumidores dizem ter ou estão abertos a comprar produtos de segunda mão. “Ao reutilizar as peças e deixar novos produtos na loja, o cliente também ajuda outra família que comprará um item de qualidade com valor bem abaixo do mercado. Nosso trabalho é garantir que as 5 mil peças que entram diariamente nas nossas lojas estejam em tão bom estado que você as confunda com produtos novos de fábrica”, diz Pedro Cruz, gerente de expansão da Arena Baby.
A pesquisa confirma também que, para 70% dos consumidores, é mais fácil comprar em segunda mão hoje do que há 5 anos, graças ao surgimento da tecnologia e dos mercados online – incluindo a Arena Baby, já que a marca recentemente fez um alto investimento em tecnologia, agora além dos franqueados poderem vender através do WhatsApp e de outras redes sociais como o Facebook e Instagram, a Arena Baby está com um aplicativo em desenvolvimento: “com o aplicativo Clube Arena Baby será possível atingir mamães de qualquer lugar do Brasil e isso trará uma força maior para a marca”.
O mercado de segunda mão está se tornando um fenômeno global, com expectativa de crescimento de 127% até 2026. Por isso, além da Arena Baby buscar levar a melhor qualidade de produtos seminovos para os clientes, em todos os estados, os fundadores da rede idealizam para este ano chegar a 100 lojas espalhadas pelo país, e estão cultivando o foco em expansão.