Dia Mundial da Educação: vale a pena investir em franquias do segmento?

Segundo dados da ABF, segmento faturou mais de R﹩ 10 bilhões em 2020

O Brasil precisa gerar empregos para voltar a estar entre as maiores economia do mundo e investir em franquias de educação é dar o passo certo neste sentido. Aliando ao papel social da iniciativa, quando um investidor aposta numa das franquias de educação disponíveis no mercado, ele tem em mãos um bom negócio. São muitas as razões e vantagens de se investir neste setor.

Uma grande vantagem das franquias de educação é que não precisa ter experiência prévia na área. Muitos acreditam que precisam ser professores ou ter curso de pedagogia para entrar no segmento de franquias de educação. Mas este não é um empecilho e nem pré-requisito para investir em algo com muito potencial de sucesso.

Outro ponto positivo das franquias de educação é o o prazo médio do retorno do investimento inicial. Ao contrário de outros segmentos, nos quais isso ocorre mais nos médio e longo prazos, um diagnóstico realizado em 2019 pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) demonstrou que, no âmbito da educação, este período vai de um a dois anos para 57% dos franqueados. Para outros 30%, fica entre dois e três anos.

O mesmo estudo também provou outra informação importante para quem está pensando em investir nas franquias de educação: para 53,2% dos franqueados neste segmento, o ponto de equilíbrio aconteceu aproximadamente entre seis meses e um ano.

Além deste aspecto financeiro, atuar com franquias de educação significa contribuir significativamente na preparação de profissionais melhor capacitados para obterem renda num mercado de trabalho cada vez mais exigente. E, por isso, que no Dia Mundial da Educação, vamos mostrar opções de franquias para investir no segmento e ter o próprio negócio de uma vez por todas.

1 – TWICE

Com o objetivo de levar o ensino bilíngue para todo o país, o TWICE é uma rede de franquias que preza pela oferta do serviço de qualidade, por meio de uma plataforma própria, para instituições de educação infantil e ensino fundamental. O material didático do TWICE, por sua vez, é próprio e foi concebido justamente para restabelecer a comunicação entre o inglês e o projeto pedagógico em português.

2 – Instituto Gourmet

O Instituto Gourmet é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja ingressar no mercado gastronômico e obter formação profissional da área, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou no franchising em 2017 e já conta com mais de 100 unidades comercializadas em todo país.

3 – MicroPro

A MicroPro Desenvolvimento Profissional e Comportamental, que tem 35 escolas profissionalizantes no Estado de São Paulo, foi eleita, em pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising) a franquia do segmento de Educação com melhor índice de satisfação de franqueados na última pesquisa da entidade. Numa microfranquia (escola física para cidades de 70 mil habitantes), investem-se R﹩ 89 mil, com taxa de franquia de R﹩ 10 mil. Numa franquia (escola física para cidades acima de 70 mil habitantes), investem-se R﹩ 120 mil, com taxa de franquia de R﹩ 30 mil. A MicroPro oferece uma grade com mais de 20 cursos, como os ligados à tecnologia (Youtuber, Profissional Administrativo Tecnológico; Games e Design; Analista de Suporte Técnico, entre outros); área administrativa (Gestão Administrativa; Gestão Comercial e Marketing; Secretariado; Gerente de Hotelaria e Turismo) e variados (Assistente de Refinaria e Mineração; atendente de Farmácia), entre outros.

4 – IP School

A rede de ensino de inglês particular tem doze escolas em São Paulo (capital e região metropolitana). O valor de investimento em uma microfranquia IP School é de R﹩ 33 mil (home office) e numa escola física investem-se R﹩ 149 mil. A taxa de franquia, de R﹩ 30 mil, pode ser parcelada em até três vezes. A IP School – Inglês Particular é bastante diferente das franqueadoras tradicionais do setor de Educação: a marca atua exclusivamente com aulas particulares do idioma inglês, individuais ou para grupos de até quatro pessoas (que já se conheçam). As aulas são personalizadas e com metodologia baseada na programação neurolinguística. Essa personalização vai totalmente ao encontro das necessidades dos alunos: há, por exemplo, professores que dão aulas a partir de uma partida de videogame, enquanto outros acompanham seus alunos à academia ou às compras (fora da pandemia) e todo o conteúdo é dirigido às deficiências do aluno ou aos seus objetivos. O material didático é oferecido gratuitamente aos alunos (não é vendido e não há livros), porque é personalizado.

5 – Minds Idiomas

Com 13 anos de existência, o segredo da rede de idiomas Minds é a tecnologia. Com 70 escolas em todo país, a Minds foi a primeira rede a implantar o ensino do inglês em tablets mantendo os livros físicos. Com especialistas em captação de conteúdo, a CEO, Leiza Oliveira, tem consciência que a forma de aprendizado de cada criança e adulto é individual. Personalização e inovação são as palavras que movem franqueados e alunos da rede. O tempo de duração do curso da Minds é de 18 meses e há outras modalidades de ensino personalizadas.

6 – CEBRAC

O CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos – possui 26 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O CEBRAC tem como propósito qualificar e educar pessoas nos seus cursos profissionalizantes, por meio de sua metodologia própria e inovadora, ao qual utiliza a proposta da Construção Interativa, que une os princípios das Metodologias Ativas, Design Thinking, Desenvolvimento Humano Profissional e Empreendedorismo. O CEBRAC aprimora a postura profissional e empreendedora dos seus estudantes. Além disso, consegue proporcionar o encaminhamento de seus alunos para vagas no mercado de trabalho por meio da agência Cebrac Empregos. A Rede é pioneira em utilizar a Realidade Virtual em seus cursos, proporcionando experiência prática dentro da sala de aula. Com mais de 30 prêmios em sua história, o CEBRAC é a rede de ensino mais premiada do Brasil, destaque para o Selo de Excelência da ABF – Associação Brasileira de Franchising.

7 – VOX2YOU

Maior rede de escolas especializada em comunicação e oratória da América Latina. Atualmente a Vox2You tem 80 unidades.

8. Brasil Canadá

A Brasil Canadá – Educação Bilíngue foi fundada no ano 2000, no bairro de Perdizes, em São Paulo/SP e desenvolve um ensino bilíngue de qualidade, que vai desde a educação infantil até o nono ano do ensino fundamental. A instituição é resultado direto do desejo de profissionais da área de educação em oferecer um ensino diferenciado e de alta qualidade, tendo o bilinguismo como essência e se destaca por se preocupar não apenas com a fluência na Língua Inglesa, mas também com a promoção de um ensino vasto e diversificado, pautado na pluralidade e na qualidade. Em 2017, deu-se início o processo de expansão da rede com a união do colégio Brasil Canadá e o Grupo Kalaes. Hoje, a Brasil Canadá conta com 9 unidades em locais como São Caetano do Sul/SP, Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ, Santana/SP, Moema/SP e Perdizes/SP.

9. Centro Britânico

Fundado em 1969, o Centro Britânico é uma escola especializada no ensino do inglês que, embora tenha no nome a palavra “Britânico”, utiliza grande variedade de materiais didáticos, visando proporcionar ao aluno vivência com o inglês internacional e a comunicação com pessoas do mundo todo. Ao longo dos 51 anos de existência da escola, já foram atendidos 200 mil alunos. Desses, 40 mil receberam formação avançada, em níveis C1 e C2, os graus máximos de certificação em proficiência da língua Inglesa. Atualmente, apenas cerca de 2% da população brasileira possui esse grau de certificação. Hoje são 21 unidades, com perspectiva de montar ao menos cinco até o fim do ano (com modelo School in School // Store in Store).

10. YES! Idiomas

A YES! figura entre as melhores franquias do segmento de idiomas. Em 2020, a rede ganhou, pelo décimo quarto ano consecutivo, o selo de Excelência em Franchising, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) às franquias que mais se destacaram no mercado. Faturou ainda um troféu especial, pelo prêmio Evolução da Performance, que mediu a maior variação positiva na nota final da pesquisa. A empresa hoje oferece três opções de ensino, com turmas presenciais, online ou híbridas. E além das aulas ao vivo, os alunos contam com um importante diferencial: 550 horas de videoaulas gravadas, para reforço do aprendizado. Criada há 49 anos, a YES! Idiomas iniciou o processo de franchising em 2006. Atualmente a rede tem 170 unidades funcionando em 17 estados brasileiros.

11. VIA CERTA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

A Via Certa é uma rede de franquias com atuação no mercado de cursos profissionalizantes criada em 2012, em Birigui (SP). Com uma metodologia Flex, promovendo aulas individualizadas e vivenciais, a marca possui uma grade com mais de 30 cursos de diversos segmentos voltados para estudantes e adultos com idade ilimitada. Atualmente são mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil. A rede possui modelo de microfranquias home based com investimento a partir de R﹩ 15 mil e modelo de negócio físico a partir de R﹩ 134.944,60.