No dia 19 de novembro é comemorado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, essa é uma iniciativa da ONU – Organizações da Nações Unidas em parceria com diversas instituições globais de incentivo às mulheres empreendedoras – aquelas que criam e comandam seus próprios negócios.
No Brasil, o número de mulheres empreendedoras vem crescendo constantemente, segundo a última edição do GEM – Global Entrepreneurship Monitor, uma das principais pesquisas de empreendedorismo no mundo, o Brasil ficou em sétimo lugar no ranking de proporção de mulheres à frente de empreendimentos iniciais (menos de 42 meses de existência).
Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo IBGE, mostra que cerca de 9,3 milhões de mulheres estão à frente de seus negócios. Para valorizar essa data, separamos algumas histórias de mulheres que seguiram seus sonhos e hoje estão à frente de grandes marcas.
De confeiteira para dona de uma rede de cursos de gastronomia
Um dos casos de sucesso no mundo das franquias é o de Lucilaine Lima, sócia fundadora do Instituto Gourmet. A ideia de criar o Instituto Gourmet surgiu em 2010, em Serra no Espírito Santo, quando Lucilaine, formada em biologia, resolveu trocar as aulas que dava para estudantes do ensino médio para investir em vendas de doces caseiros para poder ficar mais perto de seu filho.
Após trabalhar por quase 7 anos com venda de bem casados ela idealizou a criação do Instituto, “costumo dizer que idealizei o curso com 7 anos em 1, pois tudo que errei, pude facilitar para o aluno nos módulos do curso, pensando em tornar o aluno um empreendedor e gestor, maior dificuldade hoje em dia”.
Em 2017, depois de muito testar, a rede ingressou para o setor de franquias e já no primeiro ano comercializou 35 unidades. Em 2019 obteve um faturamento de R$ 45 milhões e no início de 2020, a marca anunciou a sociedade com a holding SMZTO. Com um ano de sociedade foi registrado um crescimento de 40% mesmo diante da pandemia. Até o momento, foram mais de 23 mil alunos, 71 unidades comercializadas e um faturamento de mais de R$ 60 milhões.
Agora em 2021, a rede comemorou seu 7º ano no mercado com mais de 120 unidades em funcionamento. “A minha visão quanto ao futuro do Instituto Gourmet sempre foi holística, desde a sua fundação. A responsabilidade de transformar vidas e de continuar sendo o combustível do sonho de muitas pessoas continua latente na essência. E estamos só começando”, finaliza.
Após ser diagnosticada com câncer, empresária ressignifica a dor e se torna sócia de uma rede de franquias inovadora no segmento da beleza
Em 2018, Michelle Wadhy e Marcia Queirós (sócia proprietária) esboçaram o que viria a ser uma loja dedicada às mulheres que valorizam o seu tempo. E assim nascia a Fast Escova, fundada em 2018.
Toda a história por trás da Fast Escova começa após Wadhy fazer seus exames de rotina, a empresária foi diagnosticada com câncer no estômago, conhecido como anel de sinete, grau 3. Em 28 de fevereiro de 2013, foi necessário a retirada de 100% do estômago e hospitalizada ficou aguardando o laudo para começar a quimioterapia, conforme era previsto.
Após 22 dias de espera, ao fazer o exame de checagem da biópsia para início da quimioterapia pela terceira vez, chega a surpreendente notícia que seu corpo estava limpo e não precisaria mais de quimioterapia, pois estava curada.
Depois dessa vitória, nascia uma nova empresária e um novo empreendimento feminino, a Fast Escova. Que além de gerar empregabilidade, se popularizou. Os serviços da Fast Escova gastam no máximo 40 minutos para serem executados com perfeição e conhecimento.
“A Fast Escova é um presente que divido com milhares de mulheres que, assim como eu, querem estar bem consigo mesmas sem o estresse de passar horas esperando ou ter que agendar com muita antecedência”, finaliza Michelle.
Mesmo diante as complicações causadas pela pandemia, a rede Fast Escova continuou crescendo. Em novembro de 2021, a marca comemorou seu 3º ano no mercado com mais de 72 unidades ativas e 130 lojas vendidas no país.
EX-PM fatura milhões de reais por ano
Superação, sucesso e empoderamento. Essas são palavras que definem Kelly Nogueira, empreendedora e CEO da Espaço Nails, rede de franquias de cuidados para as mãos fundada em 2015, e da Espaço Make, especializada na comercialização de cosméticos a preço único, fundada em 2020 – em plena pandemia.
Kelly ingressou na Policia Militar em 2006 e chegou a acreditar que estava realizada. Com o passar dos anos, percebeu que o salário não compensava os riscos da profissão. Em dúvida sobre sua carreira, na vida pessoal enfrentava um outro dilema: seu ex-namorado era abusivo, sempre a menosprezava, dizia que ela nunca seria ninguém e que não pegava em suas mãos por nojo, pois ela tinha suas unhas roídas.
Por um longo tempo, ela sofreu em silêncio e se sentia péssima por não ter coragem para dar um fim na relação. Até que alguma coisa despertou nela e decidiu que estava na hora de mudar sua vida. Terminado o namoro, decidiu pegar o que a mais machucava e transformar em sua força. Assim, começou a pesquisar sobre unhas compridas e descobriu o mundo do gel e processos de alongamento.
Após muito estudo, pesquisas e análises sobre o mercado de beleza, decidiu tomar a decisão drástica de pedir o afastamento da Polícia Militar e investir no negócio rentável das unhas de gel.
As coisas iam bem para a Espaço Nails, porém com a chegada da pandemia da Covid19, a empresária se viu na triste situação de fechar as portas de suas unidades durante o isolamento social. Foi então que ela decidiu criar a Espaço Make, uma rede de comercialização de cosméticos a preço popular.
A empresária Kelly Nogueira, tem como objetivo que as clientes tenham uma experiência realmente especial, seja comprando cosméticos a preços acessíveis ou fazendo um alongamento de unhas. “A verdade é que inspirada em minha história de vida, não vendo apenas serviços, vendo transformações, autoestima, eu empodero as mulheres que passam pelas minhas lojas”, afirma Kelly.