Dia do Sanduíche: Montana Grill e Croasonho oferecem diversidade em lanches e recheios

Redes da Halipar trazem sabores tradicionais com hambúrguer, além de sabores doces e salgados no pão de croissant

O sanduíche é uma das refeições de mais versatilidade e diversidade por todo o mundo devido à sua praticidade, tanto para prepará-lo quanto para transportar e comer em praticamente qualquer ambiente. Afinal, segundo o dicionário de Oxford, o lanche nada mais é do que “dois pedaços de pão com algo entre eles”. E, por ser uma definição tão aberta, talvez seja a comida com o maior número de variações em todo o mundo, seja pelos milhares de tipos de pão já criados ou as infinitas opções de recheios.

E é claro que o Brasil está incluído. Na Halipar (Holding de Alimentação e Participações), por exemplo, duas das marcas trazem leituras diferentes da iguaria: a Croasonho, rede especializada em croissants recheados, tem como carro-chefe verdadeiros sanduíches com seu tipo de pão, crocante por fora e macio por dentro, além de inúmeros recheios, salgados e doces; e o Montana Grill, especializado em cortes selecionados de carne, também traz diversas opções de lanches, num formato mais tradicional.

Croa Burger é um dos favoritos da marca (Divulgação)

Na Croasonho, o principal produto é o croissant recheado, com diversas variações, entre opções de frango, carne bovina e vegetarianas, que trazem o tipo de pão (de origem austríaca e popularizado na França) com o recheio escolhido. Outro destaque é o Croa Burger, nas versões clássico e barbecue, uma versão adaptada dos hambúrgueres, mas utilizando-se o croissant. Também existem os sanduíches doces, com recheios de chocolate, frutas, entre outros tipos. São 70 lojas no Brasil, em nove estados, mais o Distrito Federal.

Montana Grill tem linha exclusiva de burgers (Divulgação)

Já o Montana Grill, que é especializado em cortes de carne selecionados, apresenta sete opções tradicionais de sanduíches, preparados com pão francês redondo. Seis deles trazem um hambúrguer artesanal com 150 g: Montana Salad, Montana Onion, Montana Bacon, Montana Double Cheddar, Montana Cheeseburguer e Super Montana, enquanto o Montana Crispy Chicken tem filé de frango empanado com 220 g. Todos eles trazem maionese Montana e são servidos com fritas Montana ou batata rústica.

Origens

Não há uma unanimidade sobre a origem dos sanduíches, mas a história mais aceita é de que eles surgiram na Inglaterra, no século XVIII, quando John Montagu, 4º conde de Sandwich (daí o nome do prato), um apaixonado por jogos de cartas, para não parar de jogar e “perder tempo” almoçando ou jantando, pedia a seus criados que o oferecessem um pedaço de carne no meio de duas fatias de pão.

Versatilidade e praticidade impulsionam

De acordo com um relatório produzido pela consultoria Kantar, que analisa o consumo e os hábitos alimentares das famílias no país, os brasileiros têm trocado as refeições tradicionais por lanches, com o intuito de driblar o aumento dos preços dos alimentos. Os sanduíches têm sido a opção mais economicamente viável, com cerca de 75% a menos de custo.

Isso se tornou claro após o início da pandemia, quando as refeições rápidas, econômicas e com menos ingredientes viraram tendência. Segundo o mesmo levantamento, o crescimento no consumo de sanduíches no país, desde o início de 2021, é de 34%.

A “volta ao normal”, com retorno ao trabalho presencial e aumento de ocasiões de consumo compartilhado, também fez com que o consumo de fast-food no Brasil tivesse um aumento de 3,8 milhões de consumidores só no primeiro trimestre de 2023, segundo outra pesquisa da Kantar. Os hambúrgueres foram o segundo tipo de alimento com maior crescimento no médio prazo, com 13%, atrás apenas das pizzas (15%).