Muito saborosa! A verdade é que a pizza é o prato mais pedido de muitas pessoas, principalmente dos brasileiros, na qual o país é o segundo maior consumidor de pizza do mundo. O Brasil só perde para os Estados Unidos.
Paixão internacional, a redonda não poderia ficar de fora do calendário de festividades. No próximo dia 10 de julho, terça-feira, é comemorado o Dia da Pizza. Mais um motivo especial para degustar algumas fatias dessa guloseima, não é mesmo?
Na Fórmula Pizzaria, rede de franquias com 13 unidades espalhadas por Minas Gerais e, em breve no Rio de Janeiro, cerca de 20 mil pizzas são vendidas mensalmente, o que representa uma média de 1.500 mil ao mês por unidade franqueada.
No Brasil existem mais de 36 mil pizzarias espalhadas por todo o país, sendo 11 mil no estado de São Paulo. É um setor que gera 360 mil postos de trabalho, com faturamento em torno de R$22 bilhões por ano, segundo informações da APUESP (Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo). E os números não param por aí. É que diariamente são consumidas 1 milhão de pizzas no país, 572 mil somente em São Paulo – considerada a segunda cidade que mais consome a redonda no mundo – isso prova o quanto os brasileiros são apaixonados por essa iguaria.
Aumento nas vendas
Por conta da data, Henrique Mol, diretor executivo da Fórmula Pizzaria pontua que espera um aumento de 20%, em comparação com a data do ano passado. E se o Brasil avançar para a semifinal da Copa do Mundo o brasileiro tem mais um motivo para comemorar a data. É que na terça-feira também ocorrerá a semifinal do campeonato mundial. “Nossas expectativas são as melhores para esse dia, já que muitos preferem assistir o jogo fora de casa ou pedir um aperitivo para acompanhar o campeonato”, diz.
Fome de vencer
A Fórmula tem como foco principal a agilidade na entrega do produto. Como os pedidos podem ser feitos no balcão da loja, aplicativo, telefone ou pelo próprio site, 85% dos pedidos chegam com menos de 30 minutos na casa do cliente. Inclusive, a pizza ou calzone (pizza fechada) levam em média 7 minutos para assar, outro grande atrativo para o cliente que não precisa ficar esperando muito tempo para consumir o alimento.
São mais de 40 sabores que podem ser consumidos em três formatos: média (4 fatias), grande (6 fatias) e gigante (8 fatias).
Para agradar todos os paladares
Sempre em busca de agradar todos os paladares, as pizzarias inovaram e criaram sabores inusitados, inclusive com opções de recheios com vegetais e opções mais condizentes com o bem-estar do corpo.
Mol relata que hoje existem no mercado inúmeras possibilidades de recheios e a intenção é que a cada ano surjam novas combinações. “O consumidor está cada vez mais exigente e na busca de novidades, por isso, estamos sempre aprimorando nosso cardápio para atender exatamente esse público. Hoje contamos com sabores criados pela própria marca”, diz.
As pizzas campeãs de venda continuam sendo as tradicionais. Na Fórmula Pizzaria as mais pedidas são: A Moda; Portuguesa; Frango com catupiry; Calabresa; Margherita; Carne Seca; 4 Queijos; Pepperoni e Frango à bolonhesa.
A verdade é que não importa se é sexta ou segunda-feira, a pizza é o alimento mais pedido pelo brasileiro, independente da hora ou dia da semana.
Origem do prato
A pizza é conhecida internacionalmente, mas ainda desperta algumas polêmicas quando o assunto é a origem. É que não se sabe bem ao certo se foram os gregos ou os egípcios que combinaram primeiro a farinha de trigo com água para dar origem a tal massa.
Mas o que todos sabem é que foi na Itália, mais precisamente em Nápoles, que a receita foi incrementada e ganhou fama ao redor do mundo. No Brasil, a iguaria chegou somente da década de 50 pelas mãos dos imigrantes. De tão queridinha, ela acabou ganhando um dia exclusivo, na qual em 1985 a data começou a ser celebrada após o então secretário de Turismo da Cidade de São Paulo em razão de um concurso que escolheria as 10 melhores receitas da cidade.
Modelos de Negócio
A franquia que foi lançada no franchising em 2016 tem sido bem aceita pelos consumidores devido a qualidade do produto e despertado a atenção de novos investidores que buscam um negócio lucrativo no setor de alimentação, se tornando a maior rede em número de unidades em operação somente em Belo Horizonte (MG). “A intensão da marca é expandir em nível nacional, e em 5 anos sermos a maior rede de pizzarias do Brasil com 250 lojas instaladas”, conclui Henrique Mol. A projeção para 2018 é que a marca alcance o faturamento de R$5 milhões.
A baixa complexidade de gestão e a agilidade que o negócio propõe é a grande vantagem da marca. A rede oferece quatro modelos de negócio: Delivery; Delivery + Mesas; Express, e Satélite com valor de investimento inicial a partir de R$145 mil e faturamento bruto médio mensal entre R$70 mil a R$90 mil, conforme o modelo de negócio. O prazo de retorno varia entre 12 a 36 meses.