No setor de alimentação, a busca pela padronização de processos é cada vez maior. Isso se dá pois, esse é um modelo que permite organizar mais facilmente processos utilizados pela rede, criando um padrão que deve ser seguido por todos para realizar a produção com excelência. No setor de franquias, não é diferente.
Quando pensamos em franquias, já sabemos que independentemente de onde está localizada a unidade, o serviço/produto encontrado será idêntico a de outros lugares. Essa é uma das características mais marcantes desse modelo de negócio, por isso manter uma padronização de processos é extremamente fundamental.
Por que ter uma padronização?
Padronizar uma marca, principalmente as franquias, é uma forma de criar uma identidade visual que será facilmente reconhecida em qualquer lugar. É como se as cores e os elementos representassem a qualidade que aquela marca oferece.
Mas, quando falamos de padronização, é crucial que não se limite apenas a identidade visual. Franquias que fazem parte do segmento de alimentação, devem se atentar a manter essa mesma padronização nos produtos alimentícios oferecidos pela rede. Isso quer dizer que todos os alimentos devem ser os mesmos, incluindo marcas, receitas e o mesmo processo de montagem.
Conhecida por ser a pioneira a oferecer o creme de pistache como acompanhamento do açaí, a Di Matteo Açaí – franquia no setor de açaíteria e alimentação – também é conhecida por seguir uma padronização de processo de excelência, garantindo que esse modelo seja seguido de forma rígida por todos os franqueados.
“Todos os nossos produtos e processos, são cuidadosamente pensados para serem práticos e de fácil execução. Desenvolvemos manuais com passo a passo de todas as etapas do processo e contamos com uma equipe com capacidade para oferecer treinamento aos novos franqueados”, explica Henrique Machado, CEO e fundador da rede.
Segundo Henrique, assim que os novos franqueados chegam na rede, eles têm acesso à universidade Di Matteo, onde assistem aulas de como operar a unidade e de como são feitos os processos. No final, eles recebem um certificado. “Também há o treinamento pessoalmente na unidade matriz e são ministrados por uma equipe especializada, onde é repassado todo o processo de produção, montagem de copos, atendimento ao cliente, operação do caixa, entre outros”, diz.
Padronização de equipamentos
Um dos equipamentos frequentemente utilizados pela Di Matteo Açaí na produção, é a balança de precisão. Esse instrumento é utilizado para não só medir medições de peso, mas desempenham um papel crucial na garantia de precisão, qualidade e consistência em diversas áreas.
“A balança é uma ferramenta muito importante no nosso modelo de negócio. O uso dela garante o padrão dos copos, fazendo com que todos recebam a mesma quantidade de complementos, entregando ao nosso cliente sempre a mesma experiência ao consumir nosso produto em qualquer unidade Di Matteo. Também ajuda a evitar desperdícios, o que é muito importante no resultado e gestão, portanto é um item obrigatório para todas as unidades”, explica o CEO.
De acordo com Henrique, os franqueados devem sempre respeitar o processo de produção, desde a armazenagem e estocagem dos ingredientes, seguir corretamente o passo a passo oferecido pela franqueadora e utilizar a balança para garantir a quantidade correta de cada produto.
A importância da padronização de processos
Desenvolver atividades que seguem um padrão, garante que a empresa produza serviços e produtos de alta qualidade. Em casos de franquias, garante que em todas as unidades da marca, os consumidores encontrarão a mesma qualidade, independente se a localização está próxima ou longe da matriz.
A execução de um trabalho padronizado permite ao franqueado um direcionamento para que tenha o melhor resultado em sua unidade. “Acreditamos que ser franqueado é ‘empreender com manual’. Se o franqueado realmente seguir os padrões e processos na íntegra, a possibilidade de sucesso é muito grande, pois em toda a trajetória da marca os processos e produtos, são amplamente testados e validados pelo franqueador. Dessa maneira, minimizamos custos desnecessários aos franqueados e garantimos a padronização e o sucesso das ações”, revela Henrique.
“Sem dúvida, quando você oferece um produto exclusivo e de qualidade premium aos seus clientes, seus processos deverão estar padronizados. Assim, você poderá garantir a recorrência de compra desse cliente, pois sempre terá a melhor experiência, e isso certamente irá influenciá-lo a procurar sua marca sempre que pensar em consumir o produto”, finaliza.