No mais puro estilo americano, a franquia de casual dining Detroit Steakhouse, conquistou o paladar dos brasileiros e faturou ano passado 70 milhões de reais. A marca passou a operar de norte a sul do país e recebeu em seus estabelecimentos aproximadamente 1,250 milhão de pessoas. Com a abertura 20 unidades em 2019, a rede deve alcançar este ano faturamento de 100 milhões de reais e mais de dois milhões de consumidores atendidos com as novas operações.
Para Fábio Marques Jr, sócio-diretor da empresa, o sucesso da rede se deve à escolha do público-alvo. “Nosso foco principal são as classes sociais B e C, pois estes consumidores têm o desejo de ir nestes ambientes, mas, muitas vezes não conseguia frequentar pelo preço ser fora da sua realidade, ou só vão em situações muito específicas, como um aniversário, ou seja, uma vez por ano. Já o Detroit Steakhouse permite aos clientes irem dezenas de vezes por ano, por trabalharmos com preços acessíveis, num cardápio bastante diversificado, que preza a experiência de comer pratos tipicamente americanos, aqui no Brasil”, conta.
Com um menu recentemente reformulado, a rede oferece aos consumidores almoço executivo + bebida por R$15,00, rodízio Detroit por R$ 39,95, além de opções à la carte, como o The Motown, a partir de R$ 79,95, que serve de duas a três pessoas. A marca também conta com promoções nas bebidas, como por exemplo, a oferta de três canecas de chopp por R$14,95 e três drinks a R$ 29,95.
Marques explica que apesar de um ticket médio menor, o cenário é extremamente promissor. “Para conseguir atender esse público tem de ter um ticket médio mais baixo. O que pode ser visto por alguns empresários como negativo, eu vejo por uma perspectiva bem diferente porque a classe B/C representa até 80% da população brasileira, por isso, temos um enorme público para continuar crescendo por todo o país por muitos anos”.
Com formação em engenharia civil, especialização em gestão empresarial com MBA pela FGV, Marques, depois de muitos estudo de mercado no Brasil e no exterior, inaugurou a primeira loja do Detroit Steakhouse em dezembro de 2011. Em fevereiro de 2014, após formatação adequada da franquia, iniciou o processo de expansão e atualmente a rede conta com 30 unidades, sendo 85% instaladas em Shoppings.
A marca conta com diversos diferenciais e atrativos para conquistar ainda mais frequentadores, entre eles estão, restaurantes com brinquedoteca, TVs de LCD para exibir jogos e competições esportivas diversas, decoração no mais puro estilo americano, à base de carros e música, afinal Detroit é berço das maiores empresas automobilísticas do século 20, além de ser a casa da Motown Records, célebre empresa que criou estrelas como Michael Jackson, Steve Wonder, Diana Ross, Lionel Richie, entre outros.