A transformação digital vem contribuindo para a mudança no comportamento do consumidor, que cada vez mais valoriza a experiência. Por essa razão, as empresas estão se reinventando para atender e surpreender o cliente. A 1ª Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com a Confederação Nacional de Serviços (CNS), revelou que, apesar da crise, as franquias mantiveram os investimentos em inovação, o que se mostrou fundamental para a manutenção do crescimento e rentabilidade dos negócios. Acompanhando este movimento do mercado, a rede de restaurantes casual dinning, Detroit Steakhouse, vem investindo em tecnologia e apostou na inserção de QR Code no cardápio, para ampliar a interatividade com os consumidores.
Por meio do QR Code os frequentadores do estabelecimento conseguem acessar pelo celular curiosidades sobre a cidade de Detroit, que dá nome à marca, as crianças têm acesso a jogos educativos, e é possível ter acesso à informações de como realizar eventos no local, além de oferecer aos empreendedores dados de como se tornar um franqueado da marca. “Não basta entregar ao cliente uma boa refeição, para se destacar neste ramo é preciso oferecer uma experiência completa e a tecnologia é uma grande aliada para aumentar a interação do restaurante com o público”, explica Fábio Marques Jr, sócio-diretor da empresa.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising de 2018, as franquias de food service tiveram um crescimento de 7% em sua receita ante 2017, saltando de R$ 42,8 bilhões para R$ 45,8 bilhões. Este valor representa 26,2% do faturamento total do franchising brasileiro no período, que foi da ordem de R$ 174,8 bilhões. O segmento somou 33.895 operações num universo de 153.704 unidades, o equivalente a 22%, e das cerca de 2.800 redes de franquias, 762 são de Alimentação, com 27,2% de representação no setor.