Talentoso e sonhador, Wdson Sandenys, mais conhecido como Dinho, cresceu com a vontade de trabalhar com desenho, mas nunca achou que conseguiria viver 100% deste ofício. Aos 22 anos, na faculdade de logística, continuava a desenhar apenas como lazer. “Foi quando uma colega de sala viu e quis fazer uma encomenda para dar de brinde na empresa em que trabalhava”. Foram encomendadas 50 canecas, por R$ 50,00 cada. “Acabei faturando mais do que eu ganhava com o trabalho de logística. Com isso, percebi que poderia viver fazendo caricaturas. Larguei o meu emprego e resolvi apostar no meu sonho”, recorda.
Dinho começou o trabalho de caricatura em 2009, quando se profissionalizou em desenho digital e abriu sua primeira empresa, a Dinho Caricaturas. O empresário ficava em frente as lojas de Jundiaí, cidade onde morava, abordando as pessoas e oferecendo suas caricaturas. “Eu pedia uma foto deles e fazia a caricatura. Se a pessoa gostasse, ela pagava. Fiz isso durante uns 3 meses. Depois de um tempo, as pessoas começaram a me pedir para desenhar seus filhos, cachorros, amigos. Em 4 meses eu já recebia tantos pedidos que eu precisei me profissionalizar ainda mais”, conta. Em 2010, a empresa já contava com atendente, colorista e desenhistas.
Em 2013, a marca que contava com 10 desenhistas contratados, precisou trocar o nome já que não era mais o Dinho que fazia os desenhos. Passou a ser chamada “Cartoneria”. “Para essa marca, eu tive uma proposta de negócio onde eu fazia qualquer tipo de desenho, para qualquer pessoa, já que eu tinha muitos desenhistas para isso. Mas eu percebi que as pessoas gostavam mesmo era de um único produto que tínhamos acabado de lançar, que era caricatura em canecas. 99% das vendas da empresa era desse produto”.
NASCE A CARICANECAS
Com o crescimento das vendas de canecas, Dinho criou um site apenas para a comercialização deste produto, dando origem a Caricanecas. “O site funcionava como um drive thru. O cliente enviava uma foto e eu fazia a caneca com o desenho dele. Esse site deu muito mais certo do que o da Cartoneria. Somente no primeiro mês de funcionamento, eu cheguei a vender 400 canecas”, afirma.
DIFERENCIAL DO PRODUTO
O empresário credita o sucesso da marca ao estilo de desenho oferecido. Desde o início, Dinho percebeu que as pessoas ficavam ofendidas com os traços muito caricatos, como bocão e narigão – típicos do estilo caricatura. Então, passou a fazer as pessoas de um modo mais bonito, com traços de Cartoon. “O público gostou tanto, que começaram a divulgar a marca. Até hoje, esse estilo de desenho é o grande diferencial da empresa”, comenta Dinho.
Além disso, a empresa já possui mais de 90 funcionários, entre desenhistas, áreas de comunicação, vendas, entre outras. “Se tivermos uma encomenda de 2 mil canecas para serem entregues em uma semana, conseguimos. Nenhuma outra marca no mercado entrega, o que acaba sendo mais um diferencial”, complementa.
REDE DE FRANQUIAS
A marca fez tanto “barulho” no mercado, que Dinho passou a receber muitos pedidos de interessados em vender o produto. Então, em 2018, a Caricanecas entrou para o franchising. “Entrar para o mercado de franquias foi a grande virada da Caricanecas”, comemora o empresário. Pode-se dizer que desde que a marca ingressou no franchising, foi vendida uma unidade por dia. Já são mais de 600 unidades em todo o Brasil. Atualmente a franquia funciona no formato home based. Os franqueados prospectam os clientes, enviam as fotos para a franqueadora e os desenhistas fazem as caricaturas.
SUCESSO DE VENDAS
Quando o assunto é venda de unidades, o momento está sendo muito positivo, principalmente porque as pessoas estão percebendo que o negócio home based é um diferencial. “Poder trabalhar dentro de casa é algo muito benéfico agora. Além disso, com a franquia home based é possível ter um complemento de renda que possibilita estabilizar a situação de muitas pessoas”, afirma o fundador.
A Caricanecas contava com mais de 500 franquias, espalhas em todo o país, antes da pandemia; durante a quarentena a empresa vendeu mais de 100 unidades. Com o baixo custo de investimento para adquirir uma franquia da marca, em torno de R$ 9 mil, o modelo de negócio é ideal para quem ficou desempregado neste período e/ou deseja abrir o seu próprio negócio. “Para aqueles que estão sem trabalhar e possuem o dinheiro do FGTS para investir, é uma boa oportunidade para exercer uma atividade que dá retorno e possibilita ficar em casa”, conta Dinho.
Já com as vendas de produtos, a Caricanecas teve um boom de pedidos ao longo da quarentena, 164% a mais em quem os meses que antecederam a pandemia. Dinho credita tamanho sucesso ao fato das canecas com caricaturas possuírem um valor emocioal, uma vez que elas são um ótimo presente para recordar um momento e um relacionamento através da arte. “Muita gente deseja dar uma lembrança para uma pessoa especial que não pode encontrar pessoalmente nesse momento e escolhem algo com significado e não apenas um objeto qualquer”, explica Dinho. O sucesso também está ligado à adaptação da empresa ao novo cenário. “Nos adaptamos e desenvolvemos novas formas de nos comunicarmos com os clientes, fazendo com que eles valorizassem o nosso trabalho e adquirissem nossos produtos. Isso atribuiu muito para termos um aumento de vendas, inclusive, tínhamos franquias que vendiam abaixo do ideal e nesse momento, conseguiram se mexer e vender muito mais agora”, comenta.