O cenário das franquias no Brasil se mostra cada vez mais aberto. De acordo com a Associação Brasileira de Franquias (ABF), os números do setor em 2017 mostraram crescimento no faturamento em 8% e na geração de empregos em 1% com relação ao ano anterior.
Em meio à crise econômica que se abateu sobre o país nos últimos anos, os dados são realmente muito positivos. E o faturamento do setor é crescente desde 2013, o que mostra uma tendência para os próximos anos. Mas, mesmo diante deste cenário positivo, há alguns pontos que precisam ser observados de maneira cuidadosa. É o que explica Letícia Penna, proprietária da rede de franquias Sapatilha na Sacola. “Mesmo com o panorama favorável é preciso observar que o mercado está se profissionalizando em todos os sentidos, os franqueados e candidatos à franquia estão muito mais bem informados e buscam negócios com maior nível de estruturação e com experiência operacional efetiva. É por isso, que tentamos cada vez mais apresentar nossa franquia de uma forma mais profissional e especializada na área.”
Outro fator que também deve ser levado em consideração é a saturação de mercado, e isso vem acontecendo mesmo fora do ramo de franquias. Lucas Atanázio Vetorasso, CEO do Grupo ATNZO, explica como isso pode ser um entrave para o crescimento de uma rede de franquia. ”Tentar competir com todos não é uma boa ideia e pode levar um negócio à falência em pouco tempo. Sabe aquela historia de que ‘Ah, se ele vende e dá certo, eu vou vender também’? A indústria e o nicho são coisas diferentes e o empreendedor deve entender que a competição está dentro do nicho e não dentro do cenário total da indústria. Um nicho bem delimitado permite uma operação com menos concorrência e uma gestão relativamente simplificada. ”
A localização conveniente aliada à experiência de consumo também contam a favor da franquia. O estresse cotidiano e muitas horas perdidas no trânsito fazem com que o consumidor procure cada vez mais por negócios próximos de sua casa e que apresentem comodidade e conveniência. Com isso, os deliveries ganharam grande crescimento. “Nós conseguimos enxergar este caminho de mercado e, desde 2015, o coração da Sapatilha na Sacola é o modelo home based. É, na realidade, uma nanofranquia que traz mais comodidade e a experiência de compra para cada cliente incrível, já que o franqueado vai até o local da cliente, seja casa ou trabalho, e estende tapete vermelho ao apresentar nossos produtos, criando uma atmosfera muito favorável para compras, além do que, este é só um dos diferenciais que oferecemos nesta experiência que acaba fidelizando as clientes de nossas franqueadas”, conclui Letícia.
Como vocês podem ver, nem tudo são flores no mundo das franquias. Os desafios existem e precisam ser enfrentados, mas, não é nada impossível de ser feito!