Dentz aposta em modelo de franquia 5.0 para expandir em 2022

Com atendimento de qualidade e o dobro de conversão de vendas em relação à concorrência, rede de franquias odontológicas deve dobrar de tamanho no próximo ano

A Dentz, rede de franquias odontológicas com mais de 20 unidades em São Paulo, planeja expandir as atividades para os demais estados brasileiros em 2022. Desde 2018, o negócio está ancorado em um modelo inédito, a franquia 5.0. O franqueado recebe as chaves da clínica pronta, sem burocracia, equipe selecionada, treinada, e total apoio da franqueadora na gestão administrativa. A empresa ainda agrega a diretriz de gerar impacto social, com base no potencial transformador que um sorriso alinhado, bonito e saudável tem sobre a autoestima.

“O sonho sempre foi criar um modelo de negócio com impacto social na área de saúde. Na Dentz, proporcionamos uma transformação na vida das pessoas através da reabilitação oral e da autoestima e com linhas de crédito que viabilizam mesmo os tratamentos mais complexos. E com o modelo de franquia 5.0, última evolução no setor, fazemos tudo pelo franqueado: buscamos o ponto ideal, supervisionamos a reforma do imóvel, e conduzimos a aquisição de equipamentos e abertura de CNPJ. O franqueado não precisa nem ir ao cartório”, explica Tiago Carvalho, presidente da Dentz, destacando que as unidades ficam prontas em 90 dias, o menor tempo frente à concorrência. “Com a Unidade inaugurada, estamos presentes de forma permanente para apoiar a gestão operacional, turbinar as vendas e rentabilizar o investimento.”

Além do franqueado Gestor, que toca o negócio, a Dentz oferece mais duas opções: Franqueado Dentista, que exerce a odontologia com o suporte de gestão direto da franqueadora, e o Franqueado Investidor, que pode adquirir de 5% a 100% de uma unidade e não participa da operação. O investimento gira entre R$ 550 mil e R$ 650 mil, já considerando a taxa de franquia e o capital de giro e o prazo médio de retorno é de 30 meses.

Com o objetivo de melhorar a experiência do cliente, garantindo tecnologia e ferramentas ao dentista, as clínicas são 100% digitais, desde agendamentos até resultados de exames. Apostando em inovação, a Dentz também desenvolveu o alinhador transparente, o DentzAligner, última febre na ortodontia. Além disso, a Dentz dispõe de portfólio completo de tratamentos: Ortodontia, Clínica Geral, Ortodontopediatria, Implantes, Próteses e Estética.

“Outro diferencial da Dentz é a excelência na experiência do cliente. O paciente recebe atenção e informações detalhadas, e através de uma câmera e uma TV, ele visualiza com qualidade seu diagnóstico e entende o problema e a proposta de tratamento. Ele sente confiança”, garante Tiago, destacando que o procedimento é completamente diferente do que existe no mercado. “Desenvolvemos um protocolo que assegura a qualidade e a padronização desse atendimento pelos dentistas. O nosso sucesso é medido pela elevada taxa de satisfação e uma conversão acima de 50%, ou seja, mais da metade das pessoas que entram em nossas clínicas fecham um tratamento com a gente, enquanto a média do mercado é baixa.”

Por sua vez, o mercado de franquias odontológicas está em pleno desenvolvimento e a Dentz pretende dobrar de tamanho e chegar, até o fim de 2022, com 50 unidades inauguradas. Os dados do segundo trimestre de 2021 da Associação Brasileira do Franchising (ABF) mostram que Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceu 11,8%. Só não foi maior que o setor de Casa e Construção.

Tiago destaca que o mercado odontológico no Brasil é gigante e reserva oportunidades. O país forma milhares de profissionais a cada ano e, segundo a Euromonitor, o Brasil é o país que concentra o maior número de dentistas em atividade no mundo e também é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. O país fica atrás de Estados Unidos, China e Japão.

“Ao mesmo tempo em que o Brasil é referência mundial em odontologia, existe uma grande parcela da população que ainda não tem acesso a um serviço de qualidade e a crédito para realizar o seu tratamento, e é essa a nossa proposta de valor. O setor é promissor e vai continuar crescendo a dois dígitos, especialmente porque une estética e saúde, e o brasileiro se preocupa cada vez mais com ambos e já entende a importância de uma boca saudável, que é uma importante porta de entrada do nosso organismo”, diz.