Há quatro anos, Paulo Zahr não atua como dentista. Hoje se dedica totalmente aos negócios e a expansão da marca. Mas há 25 anos, o cenário era bem diferente. Em 1990, abriu seu primeiro consultório no interior de São Paulo. A intenção era levar o acesso bucal para as classes mais baixas, porém naquela época tratamento odontológico não era prioridade no orçamento dessas pessoas. Foi quando colocou em prática seu lado empreendedor e enxergou no setor uma grande oportunidade. Para aproveitar o desconto que um fornecedor oferecia, ele comprou material para montar mais de mil aparelhos ortodônticos, mesmo sem ter clientes suficientes para vendê-los.
“Como eu comprei uma grande quantidade de material, consegui negociar a forma de pagamento junto ao fornecedor. Dessa forma, foi possível parcelar o tratamento dos pacientes em muitas vezes, o que tornou o serviço odontológico viável para o bolso das pessoas. A notícia rapidamente se espalhou e quando eu vi, já tinha muitos clientes e precisei abrir mais clínicas para atender a demanda.” Naquela época os tratamentos chegavam a ser parcelados em até 20 vezes, sendo que as pessoas utilizavam carnê, já que a clínica não possuía parceria com bancos e muitas não tinham cheque ou cartão de crédito.
O sistema deu tão certo que o número de pacientes cresceu rapidamente, o que resultou em 25 consultórios espalhados no interior paulista. Mas para conseguir atender tantas pessoas, manter a qualidade e levar o atendimento acessível a todo o país, Paulo optou por franquear a marca. Em 2010, se uniu a José Carlos Semenzato, dono da Holding SMZTO e fundador da rede de escolas profissionalizantes Microlins, e fez da Odontocompany uma das franquias que mais cresce no país, popularizando o acesso à saúde bucal.
De acordo com o empreendedor e dentista, o crescimento da marca também é resultado da mudança cultural dos brasileiros. A preocupação com os dentes passou a ser prioridade na vida das pessoas, principalmente os tratamentos estéticos. “A grande maioria dos tratamentos realizados pelo Odontocompany é voltado para a estética, como o clareamento, aparelho ortodôntico e implantes. Antigamente as pessoas só nos procuravam quando a situação já estava bem feia, agora existe uma preocupação com o tratamento preventivo”. Zahr destaca também que o acesso ao crédito e formas de pagamentos facilitaram a expansão da rede, sendo que hoje é possível parcelar um tratamento em até 36 vezes, através de diversos meios, como boleto, cartão, cheque e até mesmo o velho carnê.
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