Dentista – De profissional da saúde a gestor do próprio negócio

Dia 25 de outubro é o dia nacional do Dentista. Segundo uma pesquisa divulgada pela Faculdade de Odontologia da USP, o Brasil está no ranking das sociedades com mais cirurgiões-dentistas no mundo com cerca de 19% dos profissionais desta área. Além de ser o país com mais mão de obra, também é referência no estudo da Odontologia mundial.

Com tantos profissionais, como se destacar? É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o profissional da área da saúde deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica ou consultório, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

O item fundamental que gera todo um diferencial, é estar associado a grandes marcas de nomes no mercado. Então, um dos caminhos é se tornar gestor numa rede de franquias.

O franchising oferece um modelo de negócio pronto e testado. Ao ingressar em uma rede, o franqueado tem acesso a produtos e serviços formatados e experimentados, sistemas de TI e gestão, a uma marca reconhecida, a uma rede de fornecedores credenciados e uma série de padrões visuais para embalagens, comunicações e para o ponto de venda.

Logo, trata-se de um ambiente muito mais preparado e favorável, tanto para o dentista de primeira viagem como para profissionais com alguma experiência em gestão.

Um bom exemplo é a Oral Sin, rede de franquias de implantes dentários, com mais de 300 mil tratamentos, com cerca de 5200 dentistas, sendo 527 franqueados e gestores de unidades.

A Oral Sin é um excelente negócio para o dentista que quer empreender pois disponibiliza quatro modelos de franquias com um investimento inicial a partir de R$ 452 mil e um faturamento que pode chegar a mais de R$ 4 milhões anuais, dependendo do modelo. Esse custo do investimento pode reduzir pela metade caso o dentista queira transformar um consultório já montado numa clinica Oral Sin. É o chamado “virada de bandeira”.

Um dos principais atrativos da rede é o fato de apresentar o maior faturamento médio entre as franquias do segmento odontológico, na casa dos R$ 250 mil, sendo o ticket médio de R$ 7 mil.

A franqueadora oferece todo o suporte para o negócio, com atuação junto ao seu parceiro para escolha do ponto, montagem da estrutura física, equipes, aprimoramento de vendas, atendimento, gestão do negócio, operação e planejamento comercial. Destaca-se a Universidade Oral Sin, treinamento online destinado aos colaboradores de cada departamento, na qual está disponível uma biblioteca virtual com cursos para todas as áreas de atuação e operação, além de manuais detalhados sobre cada função e processos de funcionamento da clínica.