Delivery em alta: mais de 66% das redes de franquias apostam no recurso

Na contramão dos demais setores, o franchising se mostra uma ótima opção para quem deseja obter seu próprio negócio. Segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising – no primeiro trimestre deste ano, o faturamento do setor de franquias atingiu o número de 41,464 bilhões de reais, um aumento de 7% em comparação com o ano anterior.

Considerado destaque entre os seguimentos, o setor de alimentação segue mantendo a liderança em número de franqueadores e de operações. De acordo com o estudo, esse crescimento constante da receita gerada acontece principalmente pelo aumento de consumo de refeições fora do lar, pois hoje o brasileiro gasta cerca de 25% de sua renda nessa modalidade.

Além disso, a eficiência das marcas também auxiliou para que o setor gerasse um bom resultado, como por exemplo, investimentos em inovação, seja ela no processo de operação ou em ações de comunicação. O grande impulso no setor pode ser explicados também pelas novas plataformas de delivery e pela capilaridade de operações, que facilitam a logística de acesso ao consumidor. 

A ABF em parceria com a ECD Food Service divulgou recentemente a 13ª Pesquisa Setorial ABF Food Service, que mostra que, 78% das redes pesquisadas pretendem investir em tecnologias de serviços delivery em 2019 ante 66% no ano passado.

Consolidado, o segmento de alimentação é individualmente o mais representativo do franchising brasileiro. Dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising de 2019 indicam que as franquias de food service tiveram um crescimento de 7,4% em sua receita comparado ao mesmo período do ano anterior.

Para Rafael Matos, sócio do N1 Chicken, o segmento de delivery vem ganhando mais espaço pois permite que o brasileiro empreenda com um valor mais justo. “O delivery exige um espaço menor e o franqueado não precisa necessariamente ter um ponto estratégico – que normalmente acaba elevando o custo. Esse tipo de negócio traz maior praticidade para o empresário, e consequentemente, uma melhoria na gestão”, comenta.

Fundada em 2017, o N1 Chicken se apoia três pilares: criatividade, colaboração e simplicidade. Como o próprio nome diz, seu carro chefe é a produção de frango frito crocante e foi criada com foco no delivery. “Todo nosso negócio foi estruturado para excelência do delivery, tornando o processo bastante lucrativo”, afirma Matos.

Um levantamento feito pelo Sebrae reforça a preferência dos consumidores por locais que ofereçam entrega em domicílio. Metade dos restaurantes e lanchonetes atendidos pela instituição em todo o país oferecem o serviço, sem terceirização, para dar mais comodidade ao cliente. Ainda segundo a pesquisa, 12% deles não possuem loja física, trabalhando exclusivamente por meio de entregas, sem portas abertas para a rua.

Já de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), o crescimento do número de pedidos via aplicativo gira em torno de R$ 1 bilhão a cada ano. O número, que em média é um aumento de 12%, faz com que o setor no Brasil movimente em torno de R$11 bilhões a cada 12 meses.  A ABF, informa que a perspectiva para este ano é que o setor de franchising tenha uma alta de faturamento entre 8% e 10% e que haja um incremento de 5% na geração de empregos.

Com menos de um ano executando o projeto de expansão, a rede fechou o ano de 2018 com 24 unidades e hoje já conta com 38 unidades comercializadas pelo país. “O ano passado foi um de muito desenvolvimento para a empresa, nossa meta de crescimento era 20 unidades espalhadas pelo país em 2018, e logo conseguimos superá-la”, comenta o sócio. Para 2019, as expectativas são altas “Nossa meta é alcançar a meta de 100 unidades comercializadas”, finaliza.