De vendedora de balas a profissional realizada na área de beleza

O caminho para conquistar o sucesso e a realização profissional exige muito esforço e persistência para seguir em frente, sem perder o entusiasmo. A história de Daiani Cristina Soares é repleta de capítulos que revelam o espírito batalhador de uma pessoa que sempre soube encarar – e vencer – as dificuldades. Ela vendeu de balas a produtos de beleza para estudar e se formar como cabeleireira profissional, até realizar o sonho de transmitir o seu conhecimento em uma escola da área de beleza. E conseguiu! Daiani não só se formou, como se identificou com a filosofia da escola, onde buscou transformar sua vida e hoje ensina sua profissão a outras pessoas que procuram pela mesma oportunidade.

Essa força de vontade e inspiração para conquistar seu espaço e vencer no mercado de trabalho foi herdada do avô materno, Antônio Quintino. Foi ele quem a criou e educou. “Meus pais se separaram logo após o meu nascimento. Meu avô me acolheu e sempre me apoiou. Com ele, aprendi a lutar e correr atrás dos meus sonhos”, conta Daiani, emocionada.

Quem vê essa profissional hoje não imagina o quanto ela correu atrás do seu propósito de, um dia, ser reconhecida por seu talento e poder ensinar uma profissão a quem também busca por uma oportunidade. “Juntei cada centavo para poder me matricular no curso de cabeleireiro profissional. Quando saí da escola, com o carnê na mão, chorei muito e prometi para mim mesma que me dedicaria até o fim, para conquistar meu espaço no mercado”, relembra.

Como não tinha um emprego fixo, ela vendeu balas, roupas usadas e produtos de beleza para pagar a mensalidade e a passagem de ônibus entre Itatiba e Jundiaí, onde ficava a escola. “Muitas vezes, não tinha nem o que comer, mas acreditei no meu potencial e não desisti. Sempre pensava que, um dia, eu trabalharia para transformar a vida de outras pessoas, assim como a minha estava sendo transformada.”

Daiani era uma das alunas mais dedicadas. Enquanto frequentava o curso, já colocava em prática o que aprendia em sala de aula. Atendia em casa ou em domicílio, fazendo serviços como escova e coloração. “Com isso, ia reforçando o caixa e aprimorando minha técnica”, revela.

Desistir jamais

A expressão “desistir jamais” faz parte do dia a dia de Daiani e é reforçada entre seus alunos. “Às vezes, ficamos desanimados, erros podem acontecer no meio do percurso, mas temos que sempre dar o nosso melhor e manter o foco no nosso objetivo“, ensina. “Se tivesse que voltar no tempo, faria tudo de novo. De tanto insistir, um dia, a gente acerta.”

O convite para trabalhar como instrutora no curso de cabeleireiro profissional veio depois de muita persistência, em junho do ano passado. “Recebi uma ligação, pois havia deixado meu currículo no instituto há mais ou menos dois anos e sempre persegui esse sonho. Foi mais uma realização!”, comemora. Sua forma de trabalhar logo chamou a atenção de todos e, desde o início deste ano, além de dar aulas, ela atua como coordenadora pedagógica.

“Quando comecei, eu também era aluna e conheço bem as necessidades de cada um. Isso é importante para aperfeiçoarmos nosso trabalho ao ensinar uma profissão. A missão do Instituto Embelleze me conquistou desde o início, pois busca transformar a vida das pessoas, por meio da formação de profissionais completos para atuar no mercado”, afirma Daiani.

Além de preparar seus alunos para o trabalho, a coordenadora pedagógica procura despertar o espírito de cidadania e solidariedade em cada um deles. Recentemente, o instituto participou de um desfile de moda no Teatro Municipal de Itatiba para arrecadação de fraldas geriátricas, para a rede de combate ao câncer da cidade. “Cada instituição contribuiu de uma maneira. Nossos alunos maquiaram e fizeram os cabelos dos modelos. Temos o compromisso de formar não apenas um profissional, mas um cidadão”, completa Daiani.