Das plantações de café a empresário de sucesso

Romário Alves criou rede de franquias de crédito rural referência no mercado e com parcerias de peso

Romário Alves Sonhagro

A história de Romário Alves começou nas plantações de café em Piaçu, ES, onde, aos 13 anos, trabalhava lado a lado com seu pai. A reviravolta aconteceu aos 15, quando trocou a roça por uma loja de agropecuária. Ao completar 18 anos, Romário ingressou na Escola Agrotécnica Federal, moldando seu conhecimento na cafeicultura.

Sua trajetória profissional decolou em 2008, quando iniciou uma bem-sucedida carreira como consultor em Divino, Minas Gerais, colaborando com uma empresa de insumos agrícolas. Em 2013, Romário ampliou seus horizontes acadêmicos, graduando-se em processos gerenciais pela Universidade Castelo Branco.

O reconhecimento por seu trabalho de consultoria não demorou a chegar, quando consolidou uma parceria com o Banco do Brasil. Assim, nascia a Piaçu Consultoria Rural, focada em crédito rural e consultoria agronômica para produtores de café em Divino. Parcerias estratégicas com outros grandes bancos, como Caixa, Cresol e Sicoob, solidificaram a posição da empresa no mercado.

A expansão da Sonhagro não foi isenta de desafios. Uma filial em Espera Feliz trouxe uma lição valiosa: a importância da presença ativa. A transformação do negócio em uma franquia, batizada de Sonhagro, devido a questões de registro da marca no INPI, foi um importante passo.

Especializada em soluções completas de crédito rural, a Sonhagro simplifica os processos burocráticos para produtores rurais, gerenciando negociações e executando projetos técnicos exigidos pelos bancos. Em 2022, a empresa registrou um notável crescimento de 35,9%, fechando o ano com faturamento de mais de R$1,2 Milhões, marcando uma década de sucesso com 55 unidades distribuídas em 20 estados, facilitando o financiamento do crédito rural para produtores de Norte a Sul do Brasil.