Das lantejoulas às plumas, fantasias geram renda o ano todo para costureira

Faltam poucos dias para a festa mais popular do país, mas para a costureira Ellen Achcar, 39, que há cinco anos trabalha com confecção de fantasias, o Carnaval dura o ano todo.

A profissional, que dos 16 aos 22 anos de idade trabalhou em diversas funções administrativas, ficou desempregada aos 23. Depois de batalhar para conseguir uma recolocação no mercado recebeu uma proposta para trabalhar com corte de roupas em uma empresa, na qual ficou por seis anos. No início, a decisão de se dedicar nessa área foi bastante difícil, mas ao conhecer o dia a dia de uma escola de samba, Ellen ficou encantada com a produção das fantasias e por isso está na área há 17 anos.

A costureira trabalha intensamente durante seis meses do ano, de setembro a fevereiro, produzindo peças customizadas para escolas de samba de São Paulo, como a Mocidade Alegre, a X-9 Paulistana e a Camisa Verde e Branco, entre outras, que são usadas nos desfiles no sambódromo. Já nos outros meses do ano, ela produz vestimentas customizadas para alguns integrantes da comunidade vestirem em eventos realizados em empresas, casamentos, entre outros, que contratam os serviços das escolas.

E, por meio da confecção, a profissional registra uma renda média mensal de R$ 3 mil reais, trabalhando cinco dias na semana. Mas ela não se acomoda, busca sempre a capacitação. “Estou fazendo um curso de Desenho de Moda na Sigbol Fashion, com o objetivo de aprimorar o processo de criação das fantasias e adereços, desde o desenho, molde, até a produção. Me dedico de corpo e alma ao meu trabalho. É emocionante ver os foliões desfilando com as fantasias que elaboramos, tornando um sonho realidade”, diz Ellen.

De acordo com o diretor da Sigbol Fashion, Aluizio de Freitas, apesar da crise do país, o Carnaval oferece muitas oportunidades para quem busca uma renda extra ou fixa. “Segundo o Ministério do Turismo Brasileiro, ano passado a data atraiu cerca 6,8 milhões de turistas, que injetaram mais de R$ 6,6 bilhões na economia nacional. Nossa aluna é um exemplo de profissional que aproveita as chances desse período e continua se especializando para aumentar a renda. Temos diversos cursos profissionalizantes para quem busca entrar ou se aprimorar nesse segmento”, afirma.

Sobre a Sigbol Fashion
Desde a década de 70, o Método Sigbol de traçado de bases vem sendo considerado inovador e revolucionário. Criado a partir de uma simples ideia de uma estilista italiana, o “Siga as bolinhas e seu molde base estará pronto”, o método deu origem à primeira unidade da escola no Brasil, em 1982. A Sigbol cresceu e ampliou sua área de atuação acompanhando o mercado da moda brasileira e passou a oferecer um extenso programa de cursos que privilegia o ingresso no mercado de trabalho. A escola de moda prepara as pessoas em várias etapas do processo, desde a criação e produção, até administração e venda.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!