Muito encontrado nos pratos brasileiros, inclusive naquela saidinha para o happy hour, degustar porção de peixe ou batata frita já faz parte do cotidiano dos brasileiros. Mas e quando é possível reunir esses dois aperitivos no mesmo prato, acompanhado de um molho especial?
Foi o que fez o paulista Hermes Bernardo, de 37 anos, que trouxe o prato típico do Reino Unido, o fish and chips (peixe e fritas) para o Brasil e a transformou na marca FiChips. Pouco explorado em terras brasileiras, o negócio tem se revelado muito promissor.
Com quase três anos de franchising, a franquia já soma 86 pontos comercializados, sendo 25 em atividades. Hermes conta que a pandemia atrasou a abertura de 35% dessas unidades, mas que este ano está previsto para todas elas entrarem em operação.
Transformando dor em negócio
Desempregado, Hermes teve complicações em uma das pernas após romper o tendão de aquiles caminhando. Com sequelas da cirurgia e sem poder andar, ele resolveu colocar o tempo ocioso para aprender inglês sozinho. Recuperado, resolveu viajar para Londres para colocar em prática o idioma. O que ele nunca imaginava que essa viagem mudaria de vez sua vida.
O prato típico britânico, de peixe empanado e frito com batatas que é sucesso no Reino Unido alcançou a cidade de São Paulo. Em 2013 Hermes abriu um food truck com a venda dessa iguaria da culinária inglesa e colocou um totem de um guarda real segurando o cardápio chamado de “Aquiles”. Foi quando nasceu a FiChips, o primeiro fast food de filé de peixe empanado com batatas fritas e molho tártaro do Brasil, o fish and chips.
Se a intenção era chamar a atenção para alcançar clientes, ele conseguiu! Em pouco tempo ganhou destaque no mercado e presença nos maiores eventos do país, inclusive sendo considerado, em 2014, entre as 11 empresas que mais inovaram no ramo de alimentação no Brasil. Porém, a carreira deslanchou em 2019 ao participar do programa Shark Tank (Canal Sony), onde João Apolinário e José Carlos Semenzato se interessaram no negócio.
No mesmo ano a marca entrou para o mercado de franchising e desde então vem ganhando espaço pelo Brasil, inclusive no exterior. A rede também tem parceria com a maior indústria de batatas do país.
Hermes adaptou a receita londrina, trocando o bacalhau pela tilápia, por ser mais comum no prato do brasileiro, porém a escolha do peixe pode variar conforme a região em que a unidade está localizada. Já o molho tártaro permanece, mas o aperitivo também pode ser degustado com limão. “Pensamos em criar algo que não fosse um monoproduto, para isso incrementamos no cardápio receitas salgadas e doces, incluindo o hambúrguer que tem tido uma boa aceitação do público”, conta.
Modelo de negócio
A proposta da FiChips é servir produtos de alta qualidade a preços justos e acessíveis, com uma proposta diferente do que já existe no mercado de alimentação. A começar pela identidade visual da empresa que proporciona um ambiente inglês, descontraído e ao mesmo tempo aconchegante.
Para oferecer ainda mais opções aos clientes sem sair do conceito principal do negócio, a FiChips conta no cardápio o Fish and Onion, Fichips Salad, o famoso London Burguer, Fichips Potato, o delicioso escondidinho inglês Shepherd’s Pie e como sobremesa, não podia faltar o churros europeu e a Banoffe. Todos eles podem ser servidos para viagem – em cones ou em caixinhas personalizadas.
“Temos como grande preocupação a seleção dos produtos que são utilizados para a elaboração de todos os pratos, principalmente na escolha dos peixes, trabalhando com fornecedores exclusivos e confiáveis, levando para a mesa do cliente, a mais alta qualidade”, afirma o CEO da franquia.
A FiChips trabalha com quatro modelos de negócios ideais para lugares com grande fluxo de pessoas, que consiste no modelo de lojas container, shoppings, lojas de rua (pub), terminais rodoviários e aeroportos.
Quiosque: Para quem busca empreender em um pequeno espaço esse é o modelo de negócio ideal, indicado a partir de 9m2. É necessário investimento inicial de R$ 179 mil, com faturamento bruto mensal de R$ 50 mil, e retorno do investimento estimado em 16 meses. Modelo requer a contratação de 3 funcionários.
Loja de rua (Pub): Para esse formato é necessário investimento inicial de R$ 260 mil, com faturamento mensal de R$86 mil, e retorno do empreendimento entre 18 e 24 meses. O modelo é ideal para área a partir de 50m2, com até 3 funcionários.
Container: Modelo de negócio ideal para área de apenas 18m2, que solicita investimento inicial a partir de R$ 279 mil, com possibilidade de faturamento bruto mensal de R$60 mil, e prazo de retorno estimado entre 18 e 24 meses. Nesse modelo é necessário ter 4 funcionários.
Shopping: Formato ideal para área a partir de 30m2, com a necessidade de até 6 funcionários. O investimento inicial é de R$ 300 mil, com faturamento mensal de R$90 mil e retorno previsto entre 18 e 24 meses.
Todos os modelos são habilitados para trabalhar com o delivery, o que possibilita um poder de ganho ainda maior ao franqueado, e incluem taxa de franquia, equipamentos, estoque inicial e capital de giro.
Papel do franqueado
O franqueado tem a possibilidade de entrar no negócio apenas como investidor, ou seja, escalar uma pessoa (gerente) para comandar o negócio onde é necessário seguir os padrões e estratégias de vendas.
Hermes conta que a franqueadora disponibiliza uma equipe técnica para consultoria de campo com todo o suporte necessário de pré-inauguração, bem como no decorrer do negócio.
Para investir é necessário ter identificação com o segmento de alimentação; disponibilidade para trabalhar aos finais de semana e feriados em horários estendidos; ser prestativo e atencioso com o cliente; senso de liderança e facilidade de lidar com as pessoas, e claro, gostar de lidar com o público.
Suporte ao franqueado
A FiChips conta com ferramenta de geolocalização para identificar as áreas mais promissoras para abertura de ponto, já que possibilita identificar o público, idade, renda, entre outras questões de suma importância para o negócio.
Hermes salienta que assim que implantou o serviço de delivery em todas as operações a franquia passou a contar com consultoria de um especialista em delivery para auxiliar os franqueados sobre o serviço. Os investidores também recebem consultoria de campo, marketing e sistema, além de treinamentos e atualizações direcionados não apenas ao franqueado, mas também a toda equipe que deverá seguir os padrões desenvolvidos pela franquia.
Abocanhando novos lugares
A FiChips conta atualmente com 86 unidades comercializadas, sendo 25 delas ativas presentes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Paraná e no Distrito Federal. “A pandemia atrasou o processo de inauguração de muitas operações, tendo em vista que nos últimos dois anos o setor de alimentação foi fortemente prejudicado com o fechamento das portas. Porém, estamos voltando com força total e é esperado muitas inaugurações das já comercializadas para ao longo deste ano”, revela o executivo.
A rede busca expandir o negócio a nível Brasil, tendo cidades acima de 100 mil habitantes promissoras a receber esse tipo de negócio. A FiChips projeta conquistar 100 unidades em 2022 e faturamento de R$ 10 milhões.
De olho no exterior
A FiChips mostrou para o que veio. Agradando paladares brasileiros, em meados de 2021 abriu a primeira unidade fora do Brasil. Ela voou até Lisboa, Portugal, e também vem fazendo sucesso na terrinha Lusitânia.
Hermes conta que países como Estados Unidos e Austrália também estão no radar da franquia para abrir operações, por se apresentarem alto consumo dessa iguaria Inglesa e poucas redes especializadas. A meta é abrir ao menos 4 unidades nesses lugares até 2023.