A CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens S.A. (BM&FBOVESPA: CVCB3), maior operadora de turismo das Américas, comunica à imprensa os seus principais indicadores operacionais referentes ao Ano de 2015 e ao 4º trimestre do ano passado.
Destaques do Período
CVC finalizou 2015 com mais de 1.000 lojas, Crescimento de 12,1% nas Reservas Embarcadas e de 12,7% em Passageiros Embarcados em comparação com 2014
As Reservas Confirmadas (vendas) da CVC (excluindo os números das empresas adquiridas recentemente, RexturAdvance e Submarino Viagens) totalizaram R$ 5,2 bilhões em 2015, representando crescimento de 6,0% em comparação com o 4º trimestre de 2014.
A diminuição das Reservas Confirmadas no segmento Internacional no 4º trimestre de 2015 foi ocasionada pela forte depreciação de 51% do Real em relação ao Dólar (R$ 3,84 no 4T15 vs. R$ 2,54 no 4T14), mais que compensado pelo crescimento de duplo digito das Reservas Confirmadas no segmento doméstico.
A queda da confiança do consumidor, a desvalorização do Real mencionada anteriormente e as promoções de última hora (Mega Promos) oferecidas pelos fornecedores fizeram com que os consumidores adquirissem os seus pacotes mais próximos da data da viagem, mesmo comportamento observado desde o 1º trimestre de 2015, ainda que esse comportamento tenha sido menos pronunciado que o observado nos dois trimestres anteriores, conforme demonstrado no gráfico.
As Reservas Confirmadas (vendas) no 4º trimestre de 2015 para embarque no mesmo trimestre apresentaram um forte crescimento de 11,0% em comparação com o ano anterior.
A CVC abriu a sua milésima loja – 1.000 no dia 17 de Dezembro em Piripiri, Piauí, uma cidade com 62.650 habitantes, evidenciando a oportunidade da CVC de expandir sua rede para novas cidades do Brasil. No 4Q15 adicionamos 50 novas lojas, totalizando 90 aberturas liquidas nos últimos 12 meses e atingindo 1.004 lojas exclusivas em dezembro de 2015.
Reservas Embarcadas (Embarques)
As Reservas Embarcadas apresentaram crescimento de 12,1% no acumulado do ano de 2015, enquanto o número de passageiros embarcados cresceu 12,7% no acumulado de 2015.
Os modelos de negócios da RexturAdvance e do Submarinos Viagens são diferentes do da CVC. Enquanto estes intermediam as reservas através da agregação de dados dos sites das companhias aéreas e, no caso da RexturAdvance, provem crédito para os agentes independentes, a CVC agrega e comercializa pacotes de viagens, os quais podem incluir diversos serviços de valor agregado durante a viagem. Desde modo, tanto a RexturAdvance quanto o Submarino Viagens reconhecem a receita no momento da venda, enquanto a CVC reconhece no momento do embarque.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!